Cidade será sede do 62º Jogos Regionais

3528
Cassiano Sinisgalli conta detalhes da organização dos Jogos Regionais (foto: Gabriel Guerra)

Tatuí voltará a sediar os Jogos Regionais da 8ª Região Administrativa do Estado, após 42 anos. A competição acontecerá em julho, também dividida entre as cidades de Boituva e Cerquilho, onde ficará o comitê organizador.

No dia 17 de abril, a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, representada pelo secretário Cassiano Sinisgalli e pelo diretor de Esporte, Douglas Dalmatti Alves Lima, participou de reunião promovida pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, em Cerquilho, para acertar os detalhes dos Jogos Regionais, que ocorrerão de 3 a 14 de julho.

Também participaram da reunião os inspetores da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Edui Pereira (nomeado chefe do comitê dirigente dos Jogos Regionais da 8ª Região), e Carlos Roberto de Almeida, e os secretários de esporte de Cerquilho e Boituva, Alessandro Moreira de Souza (Foguetão) e Rodrigo Calzzetta, respectivamente.

Após a reunião, os inspetores da secretaria estadual vieram para Tatuí, acompanhados pelo secretário e pelo diretor locais, para visita técnica no Complexo Municipal “Magalhães Padilha”.

Dimas Travesso, diretor de esporte da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, estará presente no próximo dia 17 de maio, às 10h, no Teatro Municipal de Cerquilho, onde serão definidos os detalhes da competição.

Sinisgalli comunicou que duas cidades já confirmaram que irão alojar os esportistas em Tatuí: Jundiaí, com 530 atletas, e Itu, com 450, ficarão em escolas do município. Sorocaba deve confirmar também, nos próximos dias, que irá alojar a delegação na cidade.

“O diferencial de Tatuí é que a cidade tem um grande número de colégios e com mais salas para abrigar os atletas e dirigentes. As grandes cidades pretendem ficar aqui, para que as delegações fiquem hospedadas em um único local”, informou o secretário.

Sinisgalli aposta que, pelo menos, dez mil pessoas irão passar pela cidade durante os dias de competição, movimentando lojas, supermercados, bares, restaurantes, as quais ainda poderão acompanhar a tradicional Feira do Doce, a ser realizada no mesmo período.

“A gente vê os jogos com bons olhos, pois estaremos trazendo o esporte de alto rendimento para a nossa cidade, recebendo os melhores atletas da nossa região, e o município estará arrecadando com a presença dessas pessoas”, avaliou o secretário.

Sinisgalli destaca as modalidades esportivas a serem disputadas em Tatuí: natação, atletismo, ciclismo mountain bike, voleibol, basquetebol, futebol e futsal. Duas outras disputas estão em negociação: skate e handebol. Segundo informou Sinisgalli, 15 escolas serão mobilizadas para abrigar as delegações.

Ele acentuou a parceria com os clubes da cidade, que ajudarão com a estrutura necessária para a realização do evento. “Sem as parcerias com o XI de Agosto e o Clube de Campo, nós não teríamos condições de abrigar esse importante evento”.

A notícia animou a prefeita Maria José Vieira de Camargo. “Aceitamos esse desafio porque Tatuí merece sediar novamente grandes eventos esportivos. Os Jogos Regionais movimentam os atletas e técnicos, traz renda para o município e desperta a atenção dos jovens para o esporte”, destacou a chefe do Executivo.

Tatuí participou em 2017, junto com mais 52 cidades, do 61º Jogos Regionais, em Sorocaba. Nessa edição, o município esteve presente com a maior delegação dos últimos anos: 285 pessoas, incluindo atletas, técnicos e auxiliares.

Os tatuianos trouxeram de Sorocaba 40 medalhas, sendo que a modalidade que mais conquistou foi o atletismo ACD (atletas com deficiência) masculino e feminino, com 13 premiações.

Tatuí sediou os Jogos Regionais, pela última vez, em 1976, durante a administração de Paulo Ribeiro. Na época, foram criados mecanismos de desenvolvimento do esporte, como o complexo esportivo “Major Magalhães Padilha”, composto por pista de atletismo e uma piscina de competição.

A então Secretaria Estadual de Esportes realizou grandes investimentos no complexo esportivo, localizado à rua Professor Oracy Gomes, ao lado do Colégio Objetivo.

Os Jogos Regionais trouxeram milhares de atletas à cidade. Na época, para abrigar todos em escolas estaduais, a Prefeitura adquiriu 2.000 colchões para os participantes.

Os Jogos Regionais tiveram início em 1950, na cidade de Presidente Prudente, oeste do Estado, com a finalidade de revelar novos talentos esportivos.

Desde aquela época, os campeonatos evoluíram e se tornaram eliminatórios para os Jogos Abertos do Interior. As competições são sempre realizadas no mês de julho, para que coincidam com as férias estudantis e as escolas possam ser utilizadas como alojamentos ou, até, instalações esportivas.