Da redação
Pelo quinto ano consecutivo, o Bom de Bola será o representante tatuiano na disputa da Taça Band de Futebol de Base 2019 – o segundo com cinco categorias. O tradicional torneio é promovido pela TV Band Campinas e pela Vale Sports.
A cidade competirá novamente nas categorias sub-7, sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15. As inscrições dos atletas e da comissão técnica podem ser realizadas até o dia 21, uma sexta-feira, mesma data em que ocorrerá o congresso técnico da competição.
As categorias sub-7, sub-9 e sub-11 disputarão jogos em quadras society e poderão contar com 12 atletas. Já a sub-13 e a sub-15 poderão inscrever até 18 jogadores para competir em campos de grama natural.
Treinador do Bom de Bola, Diego Rodrigo de Oliveira Medeiros de Barros, conhecido como Diego Barros, é o responsável pelas cinco equipes. Em cada uma delas, ele atuará com comissões técnicas de três membros, normalmente formados por pais dos atletas e amigos.
A competição tem início previsto para o dia 21 de março, um sábado. As partidas dos tatuianos na fase inicial serão divididas entre Campinas e Piracicaba.
Caso as equipes avancem à etapa seguinte, todos os confrontos acontecerão em Campinas. As decisões estão marcadas para o dia 16 de maio, um sábado.
De acordo com Barros, a principal competição do ano para o Bom de Bola é a “Taça Band”. Diante dessa importância e do atual calendário de competições, os demais torneios que ocorrem durante o ano fazem parte do processo de treinos da agremiação.
“A Taça Band é disputada nos primeiros meses do ano. Sendo assim, é necessário que o trabalho de preparação seja desenvolvido com antecedência, possibilitando uma participação positiva”, afirmou o treinador.
No ano passado, o Bom de Bola participou da Copa São José, em Cerquilho, com as equipes que representarão o município nesta edição da Taça Band.
“A atual sub-15 alcançou o título da sub-14, derrotando o Comercial, de Tietê, na decisão. Já a sub-13, disputando a sub-12, foi vice-campeão, sendo superado pelo Caas, de Sorocaba”, informou Barros.
A primeira vez que o Bom de Bola representou Tatuí no torneio foi em 2016. Na oportunidade, o time participou com as categorias sub-13 e sub-15. Naquele ano, a sub-15 foi vice-campeã, vencendo o Guarani por 1 a 0 na semifinal e perdendo para a Ponte Preta na final.
No ano seguinte, a participação aconteceu com as categorias sub-11, sub-13 e sub-15. “Chegamos à semifinal com a sub-13 e a sub-15. Na sub-13, pelo caminho até a semifinal, eliminamos a Ponte Preta, Inter de Limeira e União São João, de Araras”, lembrou o treinador.
A presença de maior destaque aconteceu em 2018. Além de ter competido na sub-11 e sub-13, o Bom de Bola conquistou o título da sub-15, ao vencer o Chute Inicial Corinthians Itatiba na final da categoria, no estádio “Nelo Bracalente”, em Vinhedo (SP).
Os gols da final foram marcados por Gabriel Vieira, Bryan e Nicola, que conquistou o título de artilheiro da competição, com cinco gols. A equipe também obteve o título de melhor goleiro, com Guilherme Dias, que teve apenas cinco gols sofridos em oito jogos.
No ano passado, além de concorrer na sub-11, sub-13 e sub-13, a novidade ficou por conta de a cidade contar, pela primeira vez, com agremiações na sub-7 e sub-9. As cinco equipes se classificaram à segunda fase, mas nenhuma delas conseguiu chegar à decisão.
Na ocasião, Barros, afirmou ter ficado feliz pela oportunidade de os jovens jogadores terem participado do torneio. Ele se disse orgulhoso dos atletas, destacando que, em 24 jogos, foram 13 vitórias, 7 empates e apenas 4 derrotas, além de 69 gols marcas e 31 sofridos.
Seguindo o cronograma a para edição 2020 da Taça Band, o Bom de Bola participou de amistosos preparatórios na manhã desta terça-feira, 4. A agremiação teve 50% de aproveitamento em quatro jogos diante de equipes do Brasílis, no estádio “Leonardo Barbeiro”, em Águas de Lindóia.
O time tatuiano foi derrotado na sub-14 e na sub-15. Os dois amistosos terminaram com o resultado de 2 a 0 favorável aos rivais. Posteriormente, a sub-16 do Bom de Bola venceu por 1 a 0 e a sub-17 conseguiu triunfo por 2 a 0.
“A expectativa para a Taça Band é sempre a melhor possível. Fizemos uma preparação muito boa em 2018, visando à competição do ano seguinte, e mantivemos esse trabalho”, concluiu Barros.