Chocolate Quente

415





“A pirâmide da elevação tão somente se eleva, com a necessária segurança, quando erguida em quatro ângulos distintos: compreender; aceitar; amar e servir. Quem compreende, perdoa sempre. Quem aceita vê mais longe. Quem ama, ilumina. Quem serve, conquista”.

Chocolate Quente

Um grupo de jovens licenciados, todos bem sucedidos nas carreiras, decidiu fazer uma visita a um velho professor da faculdade, agora reformado.

Durante a visita, a conversa dos jovens alongou-se em lamentos sobre o imenso stress que tinha tomado conta das suas vidas e do seu trabalho. O professor não fez qualquer comentário sobre isso e perguntou se gostariam de tomar uma xícara de chocolate quente.

Todos se mostraram interessados e o professor dirigiu-se à cozinha, de onde regressou vários minutos depois com uma grande chaleira e uma grande quantidade de xícaras, todas diferentes de fina porcelana e de rústico barro, de simples vidro e de cristal, umas com aspecto vulgar e outras caríssimas.

Apenas disse aos jovens para se servirem à vontade. Quando já todos tinham uma xícara de chocolate quente na mão, lhes disse: – Reparem como todos escolheram as xícaras mais bonitas e dispendiosas deixando ficar as mais vulgares e baratas.

Embora seja normal que cada um pretenda para si o melhor, é isso a origem dos vossos problemas e stress. A xícara por onde estais a beber não acrescenta nada à qualidade do chocolate quente.

Na maioria dos casos é apenas uma xícara mais requintada e algumas nem deixam ver o que estais a beber. O que vós realmente queríeis era o chocolate quente, não a xícara, mas fostes conscientemente para as xícaras melhores.

Enquanto todos confirmavam, mais ou menos embaraçados, a observação do professor, este continuou: – Considerai agora o seguinte: – A vida é o chocolate quente; o dinheiro e a posição social são as xícaras. Estas são apenas meios de conter e servir a vida.

A xícara que cada um possui não define nem altera a qualidade da vossa vida. Por vezes, ao concentrarmo-nos apenas na xícara acabamos por nem apreciar o chocolate quente que Deus nos ofereceu.

As pessoas mais felizes nem sempre têm o melhor de tudo, apenas sabem aproveitar ao máximo tudo o que têm. Vivei com simplicidade. Amai generosamente. Ajudai-vos uns aos outros com empenho. Falai com gentileza. E apreciai o vosso chocolate quente!

 
É Preciso Esforço

Hoje eu estava aqui no meu canto, pensando na vida, quando resolvi conversar com o meu Anjo da Guarda. Meu querido e amado Anjo, como é a vida aí em cima? Respondeu – me, o Anjo: – Querido amigo sonhador, quem foi que te disse que vivo aqui em cima?

– Mas, Anjos não vivem no céu, ao lado de Deus? – Sim? Os Anjos de luzes vivem no céu ao lado de Deus, mas eu sou um Anjo da Guarda, e Anjos da Guarda, vivemos ao lado de quem nós protegemos. – Hum, então tu caminhas lado a lado comigo, nas minhas aventuras, no meu dia-a-dia?

– Exatamente, eu não descuido um só segundo da tua vida, dos teus afazeres, vivo iluminando o teu caminho, estou sempre a tua frente, preparando a tua chegada, desviando você dos perigos que ora, estejam em sua passagem.

– E como é o meu dia-a-dia, dou-lhe, muito trabalho? – Meu caro amigo, desde que, foi me dada esta missão, procuro cumprir à risca todos os ensinamentos do Mestre, para proteger-te, das horas difíceis, dos momentos tristes, de sua louca vida de aventuras, e quando recolhes para o teu sono, ainda dou-lhe, um beijo em seu coração, sem que uma palavra sua, venha-me, agradecer.

– Mas, meu amado Anjo, todas as noites quando eu vou deitar-me, faço minhas orações aos céus, agradecendo a graça recebida, por ter respirado em mais um dia. – É verdade, tu agradeces aos céus, mas, esquece-se, de que eu não vivo lá, vivo aqui, o agora, ao teu lado.

– Como faço então, para agradecê-lo? – Simples, coloque a sua mão direita no coração, feche os olhos, e diga comigo: – Meu Anjo da Guarda faça com que eu não sofra nenhum tipo de ameaça, protege-me, dos ciúmes, e dos olhos do mal, amém.

– Meu amado Anjo, só mais uma pergunta. Quando um Anjo da Guarda, passa a ser um Anjo de Luzes? – Meu amado amigo, quando tu subires aos céus, eu serei o teu Anjo de Luzes.