O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), equipamento de cultura da prefeitura, recebe neste sábado e domingo, 3 e 4, às 19h, o espetáculo “ENTRE(Laços).
Trata-se de um “documentário cênico”, produzido pela Companhia de Performance ST DNC. Com classificação indicativa livre e entrada franca (contribuição voluntária), o evento faz parte da 77ª Semana Paulo Setúbal, que acontece de 1º a 8 de agosto.
O espetáculo “ENTRE(Laços)” consiste em um “projeto que se baseia nas doenças psicológicas, desenvolvendo, de maneira sustentável, a plástica de seu enredo, abrangendo o plástico como opressor do meio ambiente e representando performaticamente a opressão das doenças”, conforme a produção.
O público-alvo são artistas tatuianos e do interior paulista. A proposta de encenação teve início em fevereiro e, durante o processo, por meio de uma enquete nas redes sociais, que buscava descobrir artistas que possuem doenças como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno bipolar e TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), foram solicitados fotos, depoimentos, relatos, desabafos e conselhos, tornando o espetáculo um “documentário cênico”, no qual “os personagens são os próprios artistas que compartilharam suas fragilidades para a criação”.
Fazem parte do elenco os atores e bailarinos Kellen Faustinoni, Mat Kaytan e Valdick Júnior. A operação de luz é de Emily Leone e a sonoplastia fica por conta de Lauani Corrêa.
Kaytan, que também assina a direção artística, coreográfica e a dramaturgia do espetáculo, revela alguns detalhes da produção: “Neste ano, nossa companhia descobriu uma outra vertente da performatividade, e se encontrou em uma nova possibilidade de desenvolvimento artístico, inovando no processo e produzindo um trabalho diferente dos quatro espetáculos anteriores, superando nossas expectativas e expandindo o olhar criativo para o processo obter o resultado esperado”.
O CEU das Artes está situado na rua Ana Rosa Monteiro, 475, Jardim Santa Helena. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-5340.