Da redação
Nesta quinta-feira, 12, às 19h, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (o CEU das Artes Tatuí) recebe apresentação da Camerata Jovem de Tatuí, sob a direção artística da violoncelista Elen Ramos Pires.
Fundada em 2015, o grupo tem o objetivo de “oferecer uma formação musical de excelência para jovens músicos da cidade”. A orquestra de cordas iniciou a trajetória com um grupo de músicos locais, dedicando-se ao gênero musical clássico e explorando obras dos períodos barroco, clássico, romântico, moderno e contemporâneo da música erudita.
“Com um repertório diversificado, a camerata tem proporcionado uma experiência musical rica e variada, tanto para seus integrantes quanto para o público”, segundo divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.
Ao longo de seus oitos anos de existência, a orquestra realizou inúmeros concertos e apresentações em variados palcos.
Além das performances, desenvolve projetos educacionais e sociais, levando a música clássica para escolas, comunidades carentes e outras instituições.
As iniciativas têm como objetivo “democratizar o acesso à música erudita, despertar o interesse dos jovens pela arte e promover o desenvolvimento cultural da região”, conforme informa o grupo.
“Ao longo dos anos, ganhou reconhecimento e prestígio tanto no Conservatório de Tatuí quanto no município e na região. Sua excelência musical, dedicação artística e compromisso com a formação de jovens talentos a consolidaram como uma referência no cenário da música erudita”, acrescenta a assessoria.
Com entrada franca no CEU das Artes (rua Ana Rosa Monteiro, 475, vila Santa Helena), e apresentação da Camerata Jovem de Tatuí foi contemplada pelo Edital de Cultura 01/2023 – “Maria Ruth Luz – Seleção de Propostas de Circulação na Expressão Música”, da prefeitura de Tatuí.