CEU amplia funcionamento até as 23h durante horário de verão





O CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) irá ampliar o horário de funcionamento do espaço até as 23h a partir desta segunda-feira, 19. A ideia é que os cidadãos possam utilizar o equipamento por mais tempo por conta do horário brasileiro de verão – que inicia-se à zero hora deste domingo, 18, e segue até 21 de fevereiro de 2016.

Com média de 12.000 visitas mensais, o CEU oferece modalidades esportivas e atividades físicas como forma de lazer para uma vida mais saudável.

“Com opções para crianças, jovens, adultos e idosos, os trabalhos promovem inclusão social por meio da prática de esportes, valorizando projetos que envolvam famílias, escolas e comunidades”, afirma a coordenadora da unidade, Priscila Simões, responsável por viabilizar os trabalhos desenvolvidos no espaço.

Entre as atividades oferecidas estão as disputadas aulas de zumba. “As aulas de zumba são um sucesso. A atividade, que mistura ritmos contagiantes com movimentos aeróbicos, é uma ótima opção para aqueles que desejam sair do sedentarismo”, diz ela.

Priscila explica que as aulas de zumba começaram com um pequeno grupo numa sala emprestada por uma conhecida. Aos poucos, o número de participantes foi aumentando gradativamente.

“Então, tivemos que migrar as aulas para a quadra poliesportiva. Hoje recebemos mais de cem pessoas todas as noites, vindas dos mais diversos bairros”, contou.

Priscila reforçou que, além da zumba, outras aulas também são oferecidas gratuitamente como balé, break, jazz, capoeira, street dance, boxe, futsal, basquete e vôlei.

Para os interessados em participar de alguma atividade, Priscila explica que o CEU trabalha com reservas de vagas. “Quando vamos formar as turmas, convocamos os interessados por ordem de espera, tamanha a quantidade de gente interessada”, disse.

Ela conta que, quando a unidade abriu vagas para o balé, foram fechadas duas turmas com 40 alunos cada, em apenas uma semana. Na lista de espera, ela diz que outros 50 aguardam serem chamados.

Na primeira semana do horário de verão uma série de atividades será realizada. Entre elas, uma gincana entre escolas municipais, envolvendo alunos do ensino fundamental.

A ideia, segundo ela, é promover uma competição divertida e educativa, proporcionando a interação entre os estudantes de quatro diferentes escolas públicas da região.

“Vamos contar com perguntas e respostas, caça ao tesouro, jogos que estimulam a competição sadia. O objetivo é o resgate de brincadeiras antigas”, detalhou.

Quando foi convidada para coordenar o CEU, Priscila disse que “não sabia por onde começar”. No entanto, com a participação dos voluntários, o CEU foi acolhido pela comunidade e, hoje, recebe milhares de pessoas ao mês.

Além das atividades esportivas, o CEU conta com biblioteca, aulas de xadrez, coral, violão, choro e fotografia. Entre as atividades, estão incluídas oficinas de teatro que, segundo Priscila, foram um pedido da comunidade.

Em relação à segurança, a unidade conta com a escolta da GCM (Guarda Civil Municipal) todas as noites. “Nós temos os guardas que ficam em frente ao CEU para nos dar segurança. Prezamos muito por isso”, afirmou.

Campeonato de Futebol de Salão

Com o objetivo de incentivar a interação social e a competição, o CEU promove um campeonato de futebol de salão, com equipe própria da unidade, a partir do próximo dia 8 de novembro.

Os jogos serão realizados na quadra poliesportiva do CEU com um total de quatro equipes em cada uma das modalidades sub-13, sub-14 e sub-15.

Segundo o coordenador da disputa, conhecido como Bahia, o campeonato será realizado em um único dia, das 9h às 18h, e será aberto ao público.

Os times que vão disputar o campeonato são: Bom de Bola, do bairro Jurema, CEU das Artes, representado por alunos da instituição, Santa Rita e Onze de Agosto.

Bahia explicou que o time campeão vai ganhar um troféu e o segundo e terceiro lugares receberão medalhas.

O estudante Michel Douglas Araujo, 13, vai disputar seu primeiro campeonato com a camisa do CEU. Ele contou que treinava na linha, mas, quando teve a oportunidade de jogar no gol, a professora decidiu aproveitá-lo na defesa.

“Eu sempre joguei na linha, e ainda jogo, mas para o campeonato eu vou jogar no gol. A professora me viu dando umas defesas e me chamou para ser goleiro”, afirmou ele.

Sob o comando da professora Laura, os alunos de futebol de salão têm aulas de segunda, quarta e sexta-feira, além do sábado, no período da manhã.

Michel contou que frequenta o espaço há cerca de seis meses e que começou andando de skate. “No começo, eu vinha mais pra andar de skate, porque tem uma pista. Mas, quando me chamaram para jogar bola, não parei mais”, disse, empolgado.