Da redação
O auditório “Jornalista Maurício Loureiro Gama”, do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”, foi palco, no dia 27 de outubro, da cerimônia de entrega dos troféus do 2º Jogos Escolares de Tatuí, realizado pela prefeitura, por meio das pastas da Educação e do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
Entre os alunos do ensino fundamental 1, a Emef “Prof. José Tomás Borges” foi a campeã, seguida das Emefs “Prof.ª Maria Conceição Oliveira Marcondes”, na segunda colocação, e “Prof.ª Maria Eli da Silva Camargo”, na terceira.
No ensino fundamental 2, a Emef vencedora foi a “Prof. Alan Alves de Araújo”. Na segunda e terceira posições, respectivamente, as Emefs “Prof.ª Maria Helena Machado” e “Prof.ª Eunice Pereira de Camargo” completaram o pódio.
Os troféus foram entregues aos professores de educação física e aos gestores das unidades escolares pelo diretor municipal do Esporte, Douglas Dalmatti Alves Lima, o Buko. Durante a solenidade, ele se disse “grato a todos aqueles que tornaram possível a realização da segunda edição dos Jogos Escolares”.
Estiveram presentes na cerimônia de premiação, além de Buko, a secretária municipal da Educação, Elisângela Cecílio; o titular da pasta do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli; supervisores e gestores da rede municipal de educação; e os professores de educação física das escolas competidoras.
No decorrer de três dias de competições, entre 3 e 5 de outubro, 1.271 estudantes das 23 instituições de ensino disputaram 18 modalidades, divididas por faixa etária, envolvendo o ensino fundamental 1 (quarto e quinto ano) e o ensino fundamental 2 (sexto ao nono ano).
Algumas das modalidades foram: natação (fundamental 2), basquete (fundamental 1 e 2), arremesso de pelotas (fundamental 1 e 2), recreação com bexigas (fundamental 1), boliche (fundamental 2), cabo de guerra (fundamental 1 e 2), jogo de damas (fundamental 1 e 2) e jogos eletrônicos (fundamental 2).
Ainda houve disputas de: corrida 50 metros (fundamental 1); corrida 75 metros, 100 metros, 200 metros e 400 metros (fundamental 2); minobol – vôlei adaptado (fundamental 2); queimada (fundamental 1 e 2); salto em distância (fundamental 1 e 2); tênis de mesa (fundamental 2); e xadrez (fundamental 1 e 2).
Apesar da competição entre os atletas, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, “a equipe organizadora dos Jogos Escolares de Tatuí pensou especialmente no esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social e educativo”.
Por conta disso, diferentemente das disputas convencionais, em que somente os três primeiros colocados são premiados, nos Jogos Escolares de Tatuí, todos os alunos participantes receberam medalhas, enquanto as escolas foram contempladas com troféus.