Centenas de crianças são imunizadas no ‘Dia V’ de vacinação

10
Secretaria de Saúde continua com ação nos postos (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

Cerca de 250 crianças e adolescentes compareceram nas 11 unidades de saúde da área urbana de Tatuí, sábado, 16, para regularizarem as coberturas vacinais, no “Dia V” da Campanha de Multivacinação.

Idealizada pelo Ministério da Saúde, do governo federal, a ação em Tatuí foi realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.

Das crianças com até um ano de idade, 35 compareceram, das quais 15 precisaram de alguma vacina para deixar em ordem a carteirinha.

Já na faixa etária que compreende até os quatro anos, 32 crianças precisaram de alguma vacina – das 74 que estiveram presentes durante o dia nos postos de saúde.

Enquanto isso, 140 crianças e adolescentes, de 5 a 14 anos, estiveram nos postos de vacinação, sendo que 74 delas precisaram de algum imunizante para regularizarem os seus esquemas vacinais.

Publicidade

Na ação, estiveram disponíveis as vacinas:  BCG, hepatite A e B, penta (DTP/Hib/Hep B), pneumocócica 10 valente, VIP (vacina inativada poliomielite), VRH (vacina rotavírus humano), meningocócica C (conjugada), VOP (vacina oral poliomielite), febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela), DTP (tríplice bacteriana), varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano); que oferecem proteção contra, aproximadamente, 20 doenças.

Além disso, também estiveram disponíveis as vacinas: HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY (conjugada), destinadas aos adolescentes. No total, foram aplicadas 121 doses destas vacinas.

Até o dia 28, quinta-feira, a Secretaria de Saúde de Tatuí continua com a ação nos postos de saúde, para aumentar ainda mais o número de crianças e adolescentes com a cobertura vacinal em dia.

Para isso, basta os pais comparecerem com as crianças nos postos (em seus respectivos horários de funcionamento), tendo em mãos a caderneta de vacinação, que será avaliada pelos profissionais de saúde sobre a necessidade de aplicação de algum imunizante, casos de atraso, falta ou necessidade de reforço.

Desde o dia 1º, quando a Campanha de Multivacinação teve início em Tatuí, já compareceram nas unidades básicas de saúde do município 1.347 crianças e adolescentes, sendo 827 delas vacinadas.

Publicidade