A Prefeitura promoveu a abertura oficial do tradicional “Natal Musical” na noite de quinta-feira, 13. O evento ocorre diariamente, na Praça da Matriz, até o próximo dia 23.
A programação, que tem como objetivo valorizar o título de “Capital da Música”, conta com 13 shows de agrupamentos no coreto e ocorre, simultaneamente, com a Feira de Artesanato, das 10h às 20h.
Na abertura oficial do Natal Musical, estiveram presentes a prefeita Maria José Vieira de Camargo, o futuro deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, e o diretor municipal da Cultura, Rogério Vianna.
Sinisgalli se disse satisfeito por “proporcionar mais um evento cultural à população”. O secretário convidou a todos para conhecerem o “Natal Encantado”, “Natal Espetacular”, Bazar do Fusstat e a Casa do Papai Noel, enfatizando o apoio da Prefeitura para “promover a magia do Natal para Tatuí”.
A prefeita Maria José declarou estar alegre por participar de mais uma abertura do Natal Musical. Segundo ela, o evento permite que a cidade se firme, cada dia mais, como MIT (município de interesse turístico).
A Orquestra Filarmônica Cortez, regida por Elidamaris Cortez, em conjunto com o Coral Luz, da Igreja Presbiteriana, regido por Fernando Rosa, foi a responsável pela primeira noite musical da ação.
Centenas de pessoas acompanharam, do início ao fim, 15 canções, apresentadas por cerca de 60 músicos, incluindo a canção “Consolação”, composta por Elidamaris.
Ela é pianista, organista, violoncelista, maestrina e compositora, pós-graduada em música de câmara e graduada em secretariado bilíngue (Uninter).
Iniciou os estudos aos seis anos de idade, no Conservatório de Tatuí, aperfeiçoou-se em São Paulo, com o professor Gilberto Tinetti (USP); em Annecy (França), com Eliane Richepin e Jaques Delanoy; e na Itália, com Mauro Papagallo.
A tatuiana é compositora de diversas obras – como o hino da Câmara Municipal -, é pianista do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, com trabalhos em óperas de musicais junto ao maestro Robson Gonçalves. Ainda é fundadora da Escola Music Center Cortez e da Filarmônica Cortez, na qual atua como regente titular.
Conforme a regente, foi uma responsabilidade muito grande abrir a programação, que a deixara muito feliz pela oportunidade. “É uma honra, para nós (da orquestra), podermos abrir a programação do Natal Espetacular”, completou.
Nesta sexta-feira, 14, a apresentação seria do coral do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, coordenado por Luciana Picchi e regido por Rosa Maria, a partir das 20h (após o fechamento desta edição, às 17h).
Neste sábado, 15, as apresentações começam às 11h, com show do Quarteto 4 Estações, de Boituva, e, às 20h, com o Coral Amici Cantori, regido por Marcos Baldini. Na noite seguinte, domingo, 16, às 20h, quem se apresenta é o Coral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com Vilson Santos como regente.
A programação segue durante a semana, com apresentações musicais todos os dias, às 20h. Na segunda-feira, 17, o coral do projeto Lar Espaço Feliz se apresenta com regência de Luís Gustavo Laureano. Na terça-feira, 18, o Coral de Tatuí “Professor José dos Santos” sobe ao palco, com a coordenação de Claudio Casarini.
Na quarta-feira, 19, haverá o espetáculo da Orquestra de Violões e Coral de Vozes do CEU das Artes, com a coordenadora Magali Ribeiro. Na quinta-feira, 20, a Banda Regimental da Guarda Civil Municipal de Tatuí se apresenta com o regente Sérgio de Oliveira (Lagartixa), e, na sexta-feira, 21, haverá apresentação do grupo Metais do Roque, com o coordenador Bob Percussa.
No sábado que antecede ao Natal, 22, as manifestações artísticas começam às 11h, com apresentação do Centro de Desenvolvimento Arte pela Vida, coordenado por Rodrigo Sacco, e continuam às 20h, com o coral da Igreja Presbiteriana, sob a regência de Raimundo Françane Júnior.
O encerramento do “Natal Musical” será no domingo, 23, às 20h, com show do grupo Seresteiros com Ternura, sob a coordenação de Maria Inês Camargo.