Cemitérios são abertos em horários especiais para evitar aglomerações

680
Setor de obras segue com serviços de limpeza e pintura nos cemitérios municipais (foto: Arquivo pessoal)
Publicidade
Da reportagem

Em decorrência do feriado de Finados, os cemitérios municipais Cristo Rei, na avenida Cônego João Clímaco, e São João Batista, no Vale da Lua, estarão abertos para visitação em horário especial, das 7h às 18h, entre os dias 26 de outubro e 2 de novembro – Dia de Finados -, seguindo os protocolos sanitários exigidos por conta da pandemia de Covid-19.

De acordo com a prefeitura, a tradicional Feira de Finados acontecerá em frente aos dois cemitérios, no sábado, 31, no domingo, 1º, e segunda-feira, 2, com a venda de flores, velas e alimentos, também das 7h às 18h.

Ambulantes e comerciantes interessados em participar da feira devem se dirigir ao Departamento de Fiscalização da prefeitura até esta sexta-feira, 23, das 9h às 17h, para verificar se há vagas disponíveis.

Havendo vagas, a autorização para participar da feira ocorrerá mediante a apresentação de documentos do interessado e do pagamento da taxa de uso de solo.

Já na quarta-feira, 28, os comerciantes e ambulantes deverão comparecer no Departamento de Fiscalização e verificar os lugares reservados para realizarem o trabalho na feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-8428.

Publicidade

A prefeitura ressalta que, na semana de funcionamento especial dos cemitérios, a Guarda Civil Municipal, com apoio do Departamento Municipal de Mobilidade Urbana, intensificará a fiscalização para garantir a segurança dos visitantes e zelar pelo patrimônio público.

De acordo com Elias Donizeti Miranda, diretor executivo do Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura, as necrópoles também estão liberadas para limpeza, lavagens, pinturas, construção de jazigos, troca de mármore, troca de pisos e outros serviços.

Os interessados devem abrir requerimento no setor administrativo dos cemitérios e aguardar a liberação para iniciar os serviços. Segundo o diretor, o pedido tem de ser feito com antecedência. A fase de manutenção em alvenaria termina na sexta-feira, 30.

“Depois deste prazo, os cemitérios ficam abertos somente para visitação, para não haver aglomeração no dia 2. Por isso, é necessário finalizar as reformas e pinturas até o dia 30”, explicou.

Miranda ainda informou que, há um mês, a prefeitura está se preparando para receber os visitantes e que, nestes dias, o setor de obras intensificou os trabalhos de limpeza das ruas internas dos cemitérios.

Os serviços contemplam a retirada de entulhos resultantes das reformas em túmulos realizados por familiares dos falecidos e das flores e folhas ressecadas, espalhadas pelo vento, além da pintura de muros e do meio-fio.

“A gente faz uma manutenção, nos dois cemitérios, em um cronograma mensal de limpeza, com corte de grama e tudo o que há de necessidade, mas, quando se aproxima da data de Finados, colocamos toda a equipe em uma manutenção bem minuciosa”, garantiu o diretor.

Publicidade