CDMCC receberá o violonista Daniel Murray para concerto





Gal Opido

Violonista ministrará workshop e fará concerto no “Procópio Ferreira” no dia 13; atividades integram turnê de novo álbum

O Conservatório de Tatuí recebe o violonista Daniel Murray no próximo dia 13 de agosto. O instrumentista ministra workshop às 15h30, seguido de concerto, no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415. Ambas as atividades são gratuitas e patrocinadas via ProAC (Programação de Ação Cultural).

Murray é considerado um dos mais talentosos violonistas de sua geração. Ele desenvolve carreira como intérprete, arranjador e compositor, apresentando-se como solista e em grupos de câmara no Brasil e no exterior ao lado de músicos renomados. Entre os quais: Paulo Bellinati, Israel de Almeida, Toninho Carrasqueira, Paulo Porto Alegre e Chico Saraiva.

No concerto de música erudita contemporânea “Universos em expansão…”, em violão solo erudito de 6 e de 11 cordas, e computador, o artista apresenta o repertório do seu último álbum homônimo. O trabalho está sendo lançado nessa ocasião, pela gravadora Totem Musicais.

Ele compreende obras de compositores brasileiros contemporâneos, como: Arthur Kampela, Aylton Escobar, Eli-Eri Moura, Flo Menezes, James Correa, José Augusto Mannis, Marcus Siqueira, Paulo Porto Alegre e do próprio Murray.

As obras representam “um amplo leque estético”, compreendendo tanto peças com uma linguagem erudita mais “tradicional” quanto à sua escritura e interpretação, como peças mais “experimentais e vanguardistas” em diversos formatos. Ele inclui músicas mistas, “que conjugam a interpretação do violão com sons oriundos de computadores”.

Um workshop será ministrado pelo artista antes do concerto, quando ele aborda diferentes aspectos que envolvem a relação entre o compositor e o intérprete; a escrita musical diferenciada de determinadas obras contemporâneas; e a questão da improvisação nela.

Murray também falará sobre os conceitos de música eletrônica acusmática e mista, as técnicas estendidas para violão, e o diferencial do violão de 11 cordas em relação ao mais comum de 6 cordas.

A turnê de apresentação será realizada em 12 cidades do Estado de São Paulo: Botucatu, Santos, Jundiaí, Atibaia, Tatuí, Marília, Garça, Bauru, Cerquilho, Amparo, Sorocaba e Socorro.

Durante a turnê está sendo lançado o site do projeto (universosemexpansao.com.br), no qual há trechos da gravação do disco, entrevistas com os diferentes compositores envolvidos, vídeo das suas obras sendo interpretadas e respectivas partituras, assim como pequenos textos explicativos sobre cada uma delas. O objetivo da divulgação é facilitar “a fruição para futuras interpretações ou mesmo estudos acadêmicos”.

O projeto “Universos em expansão…” é realizado com o apoio do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, e viabilizado pelo Programa de Ação Cultural 2014. Ele é produzindo pela Totem Musicais, com o apoio institucional do ITC (Instituto Totem Cultural).