CCR SPVias destaca iniciativas criativas na Semana da Inovação

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(foto: CCR SPVias)
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Da redação

Com o objetivo de criar “soluções relevantes” para os usuários do sudoeste paulista, a CCR SPVias destacou, durante a semana do Dia da Inovação, celebrado na segunda-feira da semana passada, 19, duas iniciativas aplicadas nos trechos de concessão.

Uma delas é recente e foi executada durante as obras de conservação da ponte Carvalho Pinto, localizada na rodovia João Mellão (SP-255), em Avaré. Os serviços no local foram preventivos, por tratar-sede uma obra de engenharia com mais de 60 anos.

Segundo a assessoria da concessionária, em obras desse porte, seria necessário interditar totalmente a ponte, mas, para a execução, foi concebida uma metodologia “diferenciada e inovadora” para minimizar os impactos à sociedade, que ultrapassa os 350 mil habitantes na região e mais de 7.000 motoristas que trafegam diariamente pelo trecho.

Conforme Fábio Trindade, analista de engenharia rodoviária da CCR Engelog, a execução da obra foi planejada com o auxílio de um modelo tridimensional, que possibilitou prever todas as etapas de forma “dinâmica e objetiva”.

(foto: CCR SPVias)

Para reestabelecer o funcionamento da ponte, foi necessário substituir cinco vigas da superestrutura.

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“Para isso, foram utilizados diversos equipamentos, entre eles, uma treliça metálica especial de 37 metros, içada por macaco hidráulico tipo ‘Strand-Jack’ (macaco de cordão usado para levantar cargas muito pesadas)”, informou o analista.

De acordo com Trindade, a conservação especial realizada na ponte Carvalho Pinto teve diversas complexidades operacionais.

“Houve necessidade de realizar procedimentos em terra firme e em plataformas sobre a água. Por isso, a escolha da balsa, pois sem ela seria necessário interditar a pista de tráfego para transportar materiais e ferramentas. Então, foi essencial termos esse apoio fluvial”, afirmou.

Outra inovação apontada pela CCR SPVias é o painel de sinalização.É um equipamento de orientação luminoso sem fio, utilizado principalmente nos atendimentos a veículos pesados. Essa oportunidade, de ampliar a sinalização já existente, foi percebida em junho de 2015.

Segundo a assessoria, após essa data, como não havia equipamentos similares no mercado, foram elaborados projetos, pesquisa de fornecedores, estudo de ocorrências e consulta aos colaboradores operacionais para confecção de protótipo e, posteriormente, do painel definitivo.

De acordo com o gestor de atendimento da CCR SPVias, Carlos Costa, o painel, que visa melhorar a sinalização da traseira dos veículos em atendimento quando parados, também pode ser utilizado em ocorrências diversas.

(foto: CCR SPVias)

“Ele tem fácil manuseio e possui as funções de sinalização luminosas, com LEDs e os strobos (lâmpada estroboscópica). Com esses recursos, é um aliado importante na remoção, guinchamento de caminhões, principalmente à noite. Com ele, evitamos acidentes, com os motoristas que trafegam nas rodovias e com nossos colaboradores”, aponta o gestor.

Ainda de acordo com a assessoria, as duas iniciativas são “apenas exemplos de uma cultura que a CCR SPVias pratica nas unidades de trabalho”.

“Tecnologia de ponta, treinamentos e bons profissionais têm sido, há 20 anos, o combustível para o desenvolvimento das regiões onde a concessionária atua”, concluiu a assessoria.

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