‘Características da Praça da Santa serão mantidas’, garante Sinisgalli

1871
Imagem da Santa deverá ser preservada junto com Pinheirão de Natal (foto: Cristiano Mota)
Publicidade

Esculpida em pedra, a estátua de Nossa Senhora da Conceição receberá atenção especial da Prefeitura no ano que vem. O secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, informou que o monumento que caracteriza a praça Martinho Guedes (Santa) será preservado.

Juntamente com a estátua, Sinisgalli antecipou que o pinheirão, árvore com mais de 25 metros de altura, terá atenção especial no projeto de revitalização. A Prefeitura programa, para o início de 2018, começar a reforma do espaço.

O trabalho será realizado com recurso obtido por meio do MIT (Município de Interesse Turístico). A municipalidade terá à disposição R$ 371.143,95 para reforma e revitalização da praça. O repasse do dinheiro foi autorizado pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin, no dia 30 de novembro.

Na ocasião, ele assinou convênio com a prefeita Maria José Vieira de Camargo, por intermédio do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). O órgão da Secretaria Estadual de Turismo liberou o recurso a partir de projeto apresentado pela municipalidade.

“A verba já foi aprovada pelo governador. Ela vem para coroar um trabalho desenvolvido na cidade e que vai resultar em uma nova ‘Praça da Santa’”, prevê o secretário.

Publicidade

Os planos da pasta são de começar as obras em janeiro. Entretanto, a Prefeitura precisará, primeiro, fazer licitação. O processo será realizado ainda neste mês.

Antes disso, Sinisgalli terá de ter aval dos membros do CMT (Conselho Municipal de Turismo). O encontro para a apresentação da proposta – e a votação – estava marcado para a tarde de ontem, às 17h (após o fechamento desta edição).

De acordo com o secretário, o propósito do projeto é de manter as características culturais da praça. “Vamos deixar a Santa e o pinheirão, que são elementos bastante significativos para o espaço. Não queremos tirar nada”, frisou.

A meta da secretaria é promover uma espécie de renovação do espaço. Para isso, utilizará o recurso para mudar o paisagismo, promover a troca de pisos e bancos. Sinisgalli também informou que a Prefeitura vai prever acessibilidade.

“A praça, hoje, não está adequada para cadeirantes. Além disso, nós vamos incluir algumas novidades que estamos estudando e não posso antecipar”, apontou.

Segundo o secretário, o intuito das intervenções é promover uma modernização do espaço, de forma a torná-lo mais receptivo à população e visitantes. Também, de dar a ele recursos que possam evidenciar a vocação turística da cidade.

Além da verba estadual, Sinisgalli contou que a Prefeitura não descarta fazer um aporte. “Pode ser que haja necessidade de uma contrapartida. No mais, estamos tentando outras verbas para a parte de mobiliário da praça”, revelou.

O recurso extra poderá ser empregado na compra de novos bancos, lixeiras e em projetos complementares. Entre eles, o de melhoria da iluminação do espaço.

Referencial

Abrigando a Vila de Natal e a Casa do Papai Noel, a Praça da Santa é tida como referencial para o fim de ano em Tatuí. A avaliação é do secretário da Cultura. Sinisgalli disse que a população tem respondido bem à programação natalina, em função de a praça já ser reconhecida como espaço cultural.

De acordo com ele, a área passou por uma revitalização rápida, para ficar em condições de receber apresentações musicais e as peças decorativas.

Quem passa pelo local pode conversar com o Papai e a Mamãe Noel. O casal atende de terça-feira a domingo, das 20h às 22h. Também há um trenzinho turístico.

“Tudo isso está agradando muito o público. As pessoas se envolverão ainda mais com a abertura do Natal Musical”, opinou o secretário. O evento estava programado para as 20h de ontem, terça-feira, 12 (após o fechamento desta edição).

Ele acontece até o próximo dia 23, com apresentações de corais e de bandas.

Publicidade