Da redação
Para a maioria dos tatuianos, cursos que possibilitem a geração de renda e a inclusão no mercado de trabalho seriam os serviços mais importantes de um futuro núcleo de apoio às pessoas com deficiência no município.
Ao todo, 47% dos participantes da enquete semanal feita pelo jornal O Progresso de Tatuí responderam que a inserção profissional e a capacitação são os serviços mais essenciais de um possível espaço.
A proposta de criação de um núcleo foi apresentada na primeira edição de uma roda participativa, realizada pela 26ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), na Câmara Municipal. Na avaliação dos tatuianos, 35% consideraram as terapias de reabilitação mais importantes.
Por outro lado, 12% votaram no serviço de informação e orientação sobre direitos e benefícios, enquanto 6% opinaram que o aconselhamento psicológico e a formação de grupos de apoio são mais essenciais. Não houve respostas para a opção “atividades recreativas e esportivas adaptadas”.
A pesquisa virtual é aberta para votação no portal O Progresso Digital (www.oprogressodetatui.com.br). Para esta edição, o jornal aborda o programa de desassoreamento do ribeirão Manduca, com a questão: “Qual impacto você acredita que o desassoreamento do ribeirão Manduca terá em Tatuí a longo prazo?”.
As respostas, são: “aumentará o turismo ecológico na região”, “contribuirá para um projeto de parque linear na cidade”, “pouco efeito, pois outros fatores ambientais persistirão” e “potencializará a conscientização ambiental”.
As votações têm início nesta sexta-feira, 27, com resultado divulgado no próximo dia 3 de novembro.