Cantor peruano faz recital de conclusão de curso na quinta





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

José Fernando Benito de La Cruz será acompanhado por pianista

 

O barítono peruano José Fernando Benito de La Cruz faz recital de aperfeiçoamento em canto lírico pelo Conservatório de Tatuí. A apresentação terá entrada gratuita, sendo realizada a partir das 18h desta quinta-feira, 7, no auditório da unidade 2, à rua São Bento, 808.

Com acompanhamento ao piano de Dayane Rodrigues e sob orientação da professora Marilane Bousquet, de La Cruz apresenta repertório de canções espanholas, com enfoque em dois compositores de transição do século 19 ao século 20: Manuel de Falla e Fernando Obradors.

As músicas escolhidas são “¿Corazón, porqué pasáis…?” e “Chiquitita la novia”, de Fernando Obradors; e “Olas Gigantes” e “Siete Canciones Populares Españolas”, de Manuel de Falla.

O recital terá, ainda, participação especial do Quarteto Sul-Americano de Violões, formado por Alan Patrique Machado, Carlos Augusto Amat y Leon Correa, José Leandro Ferrarezi e Miguel Mandelli.

O barítono nasceu em Lima, no Peru, onde iniciou estudos musicais aos oito anos de idade. Posteriormente, ingressou no Conservatório Nacional de Lima, onde estudou violoncelo, pedagogia musical, técnica vocal e integrou conjuntos vocais. Entre eles, o Coro Sinfônico e o Coro Masculino do Conservatório.

Integrou, também, outros grupos vocais na cidade onde nasceu, com longa experiência em repertório vocal e instrumental. Desenvolveu e aperfeiçoou seus estudos no Conservatório de Tatuí, nas áreas de regência e canto lírico. Nos estudos de regência instrumental teve orientação do maestro Dario Sotelo.

Ainda no Conservatório, ingressou no curso de canto lírico, tendo como orientadora a professora Damares Matheus, e, posteriormente, a professora Marilane Bousquet, que o orientou até a conclusão do curso e no aperfeiçoamento.

O barítono foi membro do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, sob a regência do maestro Cadmo Fausto, tendo participado da montagem da ópera “Dido e Eneas”, de outros concertos, encontros corais e de masterclasses de canto lírico em eventos organizados em semanas especiais pelo Conservatório de Tatuí.