Polícia Militar
Oficiais e cães que integram o canil da companhia local viajaram para Descalvado para disputa nacional
O Canil da 2ª Cia. da Polícia Militar de Tatuí tornou-se destaque de torneio nacional. A disputa realizada na cidade de Descalvado reuniu 30 equipes de treinamento. O evento aconteceu no dia 17 deste mês, com promoção da empresa Royal Canin do Brasil.
A companhia tatuiana participou com os cães Max e Ares, da raça pastor belga de Malinois. Por conta do desempenho, o canil da 2a Cia. sagrou-se vice-campeão do 3º Torneio Nacional de Cães de Polícia, competindo com cães das Forças Armadas dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.
O torneio também reuniu equipes da Marinha do Brasil (Aramar), Polícia Militar de Minas Gerais e Rio de Janeiro, guardas civis municipais de diversas cidades de São Paulo, Canil Central de São Paulo e canis setoriais da PM.
Conforme a PM, o evento teve como objetivo principal avaliar o desempenho dos cães nos quesitos imobilização cinotécnica (por meio da mordida) e faro de entorpecentes.
As notas obtidas pelos animais nas provas resultaram em pontuação para a classificação final. O cão Ares, do Canil Setorial de Tatuí, obteve a quinta colocação em faro. Já Max conquistou a segunda na geral no quesito de imobilização.
O Canil é comandado pelo sargento Ivan Moraes, que destacou o desempenho dos animais. Segundo ele, os cães apresentaram nível de trabalho alto, em comparação à dificuldade, uma vez que a disputa é nacional.
Max e Ares compõem o Canil da PM há dois anos. Em Tatuí, eles recebem treinamentos e participam dos trabalhos de policiamento e faro de entorpecentes. Moraes conduziu o cão Max, que registrou a melhor colocação por Tatuí.
Para o sargento, os cães apresentaram bom resultado e mostra o potencial do trabalho desenvolvido com eles no dia a dia. “É um evento muito interessante. Os animais são bem ativos e muito novos, também”, comentou.
Max e Ares têm dois anos de vida e, segundo o sargento, prometem “deixar marca registrada na corporação”. O Canil da 2a Cia. conta, atualmente, com oito cães.