Canal do Museu lança podcast de Diego Dedablio sobre ‘street art’

Projeto é um dos contemplados pelo edital de cultura da Lei Aldir Blanc

Museu “Paulo Setúbal” mantém ativo canal no YouTube (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Como parte das ações culturais da Semana de Arte Moderna de 1922, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura de Tatuí, estreia nesta sexta-feira, 18, às 19h, em canal do YouTube (https://bit.ly/2Yuui6i) o podcast “Preleção sobre Filosofia em Street Art”, de Diego Dedablio.

De acordo com o proponente do projeto, o podcast “é uma explanação teórica e filosófica, que delineia conceitos e abordagens sobre o street art, como as leis, a hermenêutica de arte, a concepção na visão do artista e a argumentação sobre a aproximação da análise crítica filosófica”.

O podcast de Dedablio foi contemplado pelo edital de cultura 02/2021 – Concessão de Prêmios Inciso III, da lei federal 14.017/2020, a LAB (Lei Aldir Blanc), por meio do decreto municipal 20.657, de 16 de julho de 2020, e conta com apoio cultural da prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

Dedablio nasceu em Tatuí em 1987. Aos 11 anos, iniciou a produção de histórias em quadrinhos, escrevendo para jornais da região. Em 2000, deu início aos estudos em arte urbana – grafite e pintura.

A partir de então, começou a atuar nas ruas com o intuito de fazer “obras inteiramente públicas”. Em 2005, realizou, no Conservatório de Tatuí, a exposição “Sigilo”, primeira mostra de arte urbana na região.

No ano de 2006, executou o projeto expositivo na Picida Yang Culture, em Tatuí, e assinou uma série de camisetas numeradas para a loja e a marca. No ano seguinte, participou, com outros escritores de rua, da exposição “Circuito Fechado”, na Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí.

Ele também aprimorou os conhecimentos em 2008, iniciando os estudos de cenografia e iluminação cênica no Conservatório de Tatuí. No mesmo ano, participou, em parceria com a cantora argentina Lila Ibarra, da apresentação “Mãe Terra, Madre Tierra”.

Em Tatuí, participou com uma instalação no projeto “Casa de Bamba” e foi agraciado com o segundo lugar no Mapa Cultural Paulista (Artes Plásticas), do governo do estado de São Paulo. Participou, com o setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, do projeto “Conexões”, pelo Cultura Inglesa.

E, em parceria com Lila Ibarra, expôs nas apresentações da cantora no Teatro Galatea, Resistência e Chaco-Argentina. Executou um mural em honra à nação indígena Toba, em Resistência, Chaco (Argentina), e outro mural em honra à herança da cultura negra, no bairro Cambaquan, em Corrientes (Argentina).

Ainda em 2008, venceu o prêmio Revista Bravo! de Ilustração, ilustrando o conto “Um Homem Célebre”, de Machado de Assis.

Em 2009, participou expondo no 8º Brasil Instrumental, pela Cooperativa de Música em Tatuí; na exposição coletiva “Acúmulos”, na loja e galeria “Casa de Quem”, em São Paulo; e ganhou a Bolsa de Estudos Vera Holtz, passando a residir em São Paulo.

Em 2010, iniciou os estudos de xilogravura, gravura em metal e litogravura, no Museu Lasar Segall, em São Paulo; realizou a instalação “Interno & Externo”, a convite do Cultura Inglesa, de Presidente Prudente; e, na mesma cidade, assinou as ilustrações para a campanha publicitária da mesma entidade.

Ainda participou do 8° Encontro de Graffiti Art, de Santana do Parnaíba, e realizou a mostra “O Timbre do Silêncio”, exposição solo, a convite da prefeitura de Tatuí. Trabalhou como arte-educador no Instituto Verde Escola, na praça Victor Civita, em São Paulo.

No ano de 2011, Dedablio participou do desfile do bloco “Filhos da Santa”, pintando painéis que desfilaram junto ao bloco no bairro Santa Cecília, em São Paulo, e representou o Brasil, juntamente com grandes nomes do grafite latino, no livro “Nuevo Mundo – Latin American Street Art”, de Maxiliano Ruiz (pesquisador de street art), com fotografias e texto (editora Gestalten – Berlim, Alemanha).

Ele também participou da exposição “Saudade do Futuro”, na 99ª Semana Euclidiana, em São José do Rio Pardo. Executou a performance de “live-painting” na Maratona de Cinema do Sesc Sorocaba; realizou a exposição solo no “Rasgada Coletiva”, em Sorocaba, com obra de cunho gráfico (xilo, lito, recorte, gravura em metal e impressos); e executou performance no Fórum de Dança Contemporânea, em Votorantim, pelo Sesc Sorocaba.

Em 2012, executou um mural para o projeto “R.U.A. Reflexo on Urban Art”, em Amsterdam, na Holanda; ministrou um workshop sobre a filosofia do grafite com crianças e adolescentes no Lloyd Hotel – Culture Embassy, em parceria com o projeto “R.U.A. Reflexo on Urban Art”.

No ano seguinte, 2013, expôs no Festival Livre, da USP (Universidade de São Paulo). Em 2014, executou e apresentou a exposição solo “Infinita Finitude”, na Galeria Residência, em Bauru, e participou da exposição coletiva “Com Pos To”, na Verve Galeria, em São Paulo.

Depois, em 2017, participou do “Vulica Festival”, realizando um mural público em Minsk, Bielorrússia, a convite da Embaixada Brasileira.

Já em 2018, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, o artista realizou uma exposição individual com mais de 33 obras, incluindo pinturas, gravuras, colagens, desenhos em diversas técnicas, como spray, óleos, acrílicos colagem, “objet trouve”, “assemblage”, instalação, entre outros, que datam de 2012 a 2019.