Campanha Fique Sabendo faz testes de HIV e sífilis em Tatuí

378
Publicidade





Até domingo, 1º de dezembro, Tatuí recebe a campanha Fique Sabendo, um mutirão que realiza testagem rápida do HIV e fornece informações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) em todos os postos de saúde da cidade. Neste ano, a campanha também fará exames para detectar a sífilis.

O objetivo da campanha, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, é conscientizar a sociedade sobre a necessidade do diagnóstico precoce do HIV e combater o preconceito.

O tema escolhido para este ano é: “Não importa se o seu teste deu positivo ou negativo, você pode ser feliz de qualquer jeito”.

A ideia é mostrar que, com tratamento adequado, as condições de sobrevida do paciente são “melhores a cada dia, graças ao avanço da ciência no estudo e tratamento da doença”.

Publicidade

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tatuí, Marilu Rodrigues da Costa, além do incentivo à testagem, a campanha pretende informar a população sobre as formas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

“Faremos um trabalho focado na comunidade, que será desenvolvido ao longo de uma semana e finalizado em 1º de dezembro, que é justamente o Dia Mundial de Luta Contra a Aids”, afirmou Marilu, em nota enviada pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Tatuí.

Ações pontuais estão sendo realizadas pela Vigilância Epidemiológica em diversos locais. Entre os dias 25 e 27, a campanha aconteceu na Casa do Adolescente.

Nesta quinta-feira, 28, será a vez do pesqueiro Ellun, no bairro dos Mirandas, receber a mobilização. Na sexta-feira, 29, o foco será o Clube da Terceira Idade e no sábado, 30, o “Bar do Grilo”.

Novembro Azul

Também neste sábado, a campanha Fique Sabendo ganha reforço de outra ação de saúde preventiva realizada durante o mês de novembro: o encerramento da campanha Novembro Azul, voltada à saúde do homem.

Quem passar pela Praça da Matriz entre 9h e 13h poderá realizar uma série de exames – todos gratuitos -, como pressão arterial, glicemia capilar, circunferência abdominal, além de receber informações sobre fonoaudiologia e aconselhamentos sobre o câncer de próstata, que é o foco da campanha.

As ações também serão realizadas no domingo, até às 12h, quando será encerrada a campanha.


Publicidade