Campanha deste mês trabalha em prevenção a queimaduras

“Junho Laranja” tem ações de conscientização no município

Em caso de queimadura, é preciso buscar socorro imediatamente (foto: Prefeitura de Tatuí)
Da reportagem

Em 6 de junho, foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras e a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) promove, todo ano, a campanha “Junho Laranja”, a qual, em 2022, tem como tema “Comunidade segura, livre de queimaduras”.

Em Tatuí, que já tem no calendário oficial de eventos o Dia Municipal de Luta contra Queimaduras, graças à lei municipal 5.326/2019, acontecem ações preventivas durante este mês.

O objetivo é alertar e conscientizar a população sobre os riscos de acidentes com queimaduras, os traumas que eles podem causar e como preveni-los, divulgando os métodos de primeiros socorros.

Para o enfermeiro do Ambulatório de Curativos de Tatuí e vereador Maurício Couto (PSDB), é importante informar a população sobre os cuidados que se deve ter com queimaduras. “Caso alguém se queime, é essencial que saiba fazer o passo a passo antes de ir ao médico”, alerta.

Segundo Couto, as queimaduras térmicas – ou seja, com água quente – são as mais frequentes, tanto em crianças como em adultos, além de combustível, chama direta, superfície superaquecida, eletricidade, agentes químicos e radioativos, radiação solar, frio e fogos de artifícios.

“Em caso de ocorrência da lesão, é necessário colocar a parte queimada sob água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos, além de compressas úmidas e frias”, orienta Couto.

Se houver poeira ou insetos no local, a queimadura precisa ficar coberta por um pano limpo e úmido. No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo, por substâncias químicas ou eletricidade, a vítima necessita de cuidados médicos urgentes.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que as queimaduras nunca devem ser tocadas com as mãos. Caso haja bolhas, elas não devem ser furadas.

Tecidos grudados na pele ferida ou corpos estranhos no local não devem ser descolados ou tirados. Substâncias como manteiga, pó de café e creme dental também nunca devem ser colocadas sobre o ferimento.

A vítima deve procurar imediatamente uma unidade de pronto atendimento (UPA) ou chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo número 192.

Além disso, em Tatuí existe o Ambulatório de Curativos, situado na rua Coronel Lúcio Seabra, 21, vila Esperança, que realiza esse tipo de atendimento sem necessidade de encaminhamento médico, bastando apenas o cidadão portar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O local funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h.

A programação municipal dos eventos relacionados ao Junho Laranja ainda deve ser divulgada nos próximos dias.

Como se prevenir

Entre as recomendações de prevenção, encontram-se: evitar fumar dentro de casa, principalmente deitado; em queimaduras elétricas, retirar o fio da tomada ou desligar a energia geral; não manipular álcool próximo a objetos inflamáveis; não utilizar álcool líquido diretamente sobre o fogo; investigar com frequência vazamentos de gás; manter crianças longe da cozinha durante o preparo dos alimentos e sempre direcionar o cabo das panelas para a área do fogão; e testar a água do banho com o dorso da mão antes de molhar a criança.

Outros cuidados importantes são: manter objetos aquecidos e produtos de limpeza longe do alcance de crianças, usar protetor em todas as tomadas elétricas da casa e manter cabos e alças de panela de cozinha em bom estado. Ao acender uma vela, observar se ela está longe de produtos inflamáveis, como botijões de gás, solventes ou tecidos.

Não manipular álcool, querosene, gasolina ou outros líquidos inflamáveis perto do fogo ainda é recomendado. Estes produtos devem ser guardados longe do alcance das crianças. Durante as festas juninas, deve-se preferir fogueiras pequenas, que só devem ser acesas longe de matas, depósitos de papel, produtos inflamáveis e ventanias.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome