Tem início na segunda-feira, 26, a campanha anual de vacinação contra a raiva animal na zona urbana. A campanha já foi realizada nos 32 bairros da zona rural, no primeiro semestre, e vacinou 7.149 animais, entre cães e gatos.
Segundo dados da Secretaria da Saúde, Tatuí tem 27 mil cães e 4.500 mil gatos. A meta é vacinar 80% desse total. Para tanto, este ano, a equipe do setor de zoonoses instalará postos volantes de vacinação em 12 bairros. O cronograma é iniciado na segunda e vai até 4 de dezembro, com vacinação das 8h às 16h.
Os animais devem ter mais de três meses, estar em perfeito estado de saúde e sem consumir antibióticos ou anti-inflamatórios. Os cães devem, obrigatoriamente, usar coleiras e guias.
Animais bravos e agressivos terão que usar focinheiras. Já os gatos devem ser levados preferencialmente em caixas de transporte ou gaiolas seguras. Somente maiores de 18 anos poderão se responsabilizar pelos animais vacinados. “As vacinas são de qualidade. É a maneira mais eficaz de combater essa doença que traz prejuízos aos animais e também às pessoas”, destacou o veterinário do setor de zoonoses, Evaldo Campos.
A raiva é uma doença transmissível tanto de animal para animal quanto de animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados.
A campanha começa nos dias 26 e 27 de outubro, no Jardim Santa Rita, em frente à Escola Municipal “Alan Alves de Araújo”; nos dias 28 e 29, será realizada no Rosa Garcia, na rua Teófilo Andrade Gama, ao lado do Supermercado Vieira; nos dias 3 e 4 de novembro, será a vez da vila Menezes, na praça que fica entre as ruas José Ribeiro de Menezes e Milton Campos Azevedo; nos dias 5 e 6, a vacinação chega ao Santa Cruz, na praça da Igreja Santa Cruz; nos dias 9 e 10 de novembro, passa pelo bairro Valinho, na Praça do Carroção; nos dias 12 e 13, Jardim Lucila, na rua Francisco Penteado, em frente ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais; nos dias 16 e 17 de novembro, no bairro CDHU, em frente ao Centro de Capacitação do Fundo Social; nos dias 19 e 20 de novembro, vila Esperança, em frente à Igreja São José Operário; nos dias 23 e 24, no Jardim Tókio, em frente à Escola “Semíramis Turreli Azevedo”; nos dias 26 e 27, vila Doutor Laurindo, na praça Ayrton Senna; nos dias 30 de novembro e 1o de dezembro, na vila Angélica, atrás do posto de saúde; e, finalmente, nos dias 3 e 4 de dezembro, no centro, na avenida da Mangueiras, ao lado do Projeto Melhor Idade.