Tatuí recebe no sábado, 19, a 17ª Campanha de Doação de Sangue. A equipe do Hemonúcleo Regional de Jaú – Fundação Amaral Carvalho receberá no Cemem (Centro Municipal de Especialidades Médicas) doadores de sangue e candidatos a doadores de medula óssea.
A ação acontece das 7h às 10h, no Cemem, à rua São Bento, 15, no centro. A campanha é em favor do Hospital “Amaral Carvalho”, de Jaú, que trata pacientes com câncer.
A expectativa de Rita Corradi Azevedo, organizadora da ação, é de que pelo menos 150 bolsas de sangue sejam coletadas. Na campanha passada, em 29 de setembro do ano passado, cerca de 180 bolsas foram doadas. Uma bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas.
“A gente avisa o pessoal de Cesário Lange, Cerquilho, Tietê, Boituva, Quadra e Capela do Alto para vir à nossa cidade para doar também”, afirmou.
O convite de doadores de outras cidades tem uma razão, explicou Rita. Após sete anos organizando campanhas para doação de sangue, a voluntária percebeu que os tipos sanguíneos mais comuns na cidade são “O positivo” e “A positivo”.
“Cerquilho, por exemplo, tem mais doadores com sangue ‘O negativo’ e ‘A negativo’. A gente procura, sempre, pegar diversos tipos sanguíneos, pois a gente nem sempre sabe a necessidade do hospital de antemão.”, completou.
Doadora de sangue desde os 18 anos, Rita passou a organizar campanhas de doação após o pai sofrer de leucemia e ser tratado ao Hospital “Amaral Carvalho”.
“Eu fiquei curiosa em saber quantas pessoas de Tatuí se tratavam lá, e me disseram que eram 1.600 pessoas. Quando perguntei quantos doadores eram daqui, fiquei surpresa em saber que era a quarta a fazer o cadastro”, relembrou.
Os doadores de sangue passam por triagem realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. São realizados testes rápidos para verificar a contaminação de vírus, como o HIV (vírus da imunodeficiência humana) e da hepatite C.
“A pessoa faz a triagem, recebe um lanche para não passar mal durante a doação. A gente sempre pede para que as pessoas não doem sangue em jejum”, explicou.
Além de portadores de doenças como HIV, hepatites B e C, portadores da Doença de Chagas e dos vírus HTLV (vírus linfotrópico da célula humana) 1 e 2 não podem doar sangue.
As restrições temporárias são para mulheres grávidas ou que tiveram parto recente, pessoas que sofreram resfriados nos últimos sete dias, ingeriram bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação e pessoas que estiveram em risco de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis em menos de 12 meses.
Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, com boas condições de saúde e peso superior a 50 quilos. No momento da doação, o voluntário precisa apresentar a carteira de identidade (RG). Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados pelos responsáveis.
Os candidatos a doadores de medula óssea se inscrevem no cadastro do Hemonúcleo Regional de Jaú, que tem o banco de dados compartilhado com o Programa de Transplante de Medula Óssea e o Programa Nacional de Sangue e de Hemoderivados do Ministério da Saúde.
Segundo Rita, as campanhas de doação são feitas exclusivamente para o “Amaral Carvalho”, pelo fato de o hemonúcleo do hospital ser o único a ter “uma estrutura móvel para fazer coleta de sangue em outras cidades”.
“Eles trazem maca, aparelhos de coleta de sangue, os kits de testes rápidos, tudo o que se imaginar para coletar em outras cidades”, afirmou.
Estão previstas outras três campanhas ao longo deste ano, de acordo com a auxiliar de enfermagem. “Vamos fazer uma com os bombeiros e outras duas durante este ano. A próxima será no mês de julho, e a data será confirmada pelo hospital”, afirmou.
As pessoas que não podem doar sangue têm opção de colaborar com donativos que serão doados no dia da campanha.
“Nós precisamos de pães, leite, chocolate em pó, queijo e presunto fatiados, que são dados aos doadores no dia da campanha. Quem puder fazer essa doação, vamos ficar muito gratos”, comentou.
O contato para os doadores de alimentos para a campanha pode ser feito pela página do Facebook “Doe Sangue Tatuí”.
A campanha do próximo dia 19 terá a colaboração de 22 voluntários, recém-formados no curso de auxiliar de enfermagem, na Escola Técnica “Dr. Gualter Nunes”, e de 20 funcionários do Hemonúcleo Regional de Jaú.
Segundo o Hemonúcleo, em 2015, foram coletados 8.090 bolsas de sangue no posto fixo de coleta, localizado no Hospital “Amaral Carvalho”. Outras 7.871 bolsas foram coletadas em campanhas externas, como a de Tatuí. No ano passado, foram cadastrados mais de 6.000 doadores.