Da reportagem
Mais R$ 150 mil irão equipar a Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí “Gildete Spuri de Abreu”, em Jaú (SP). A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, Antonio Marcos de Abreu (PSDB), durante sessão ordinária na noite de segunda-feira, 7.
O vereador afirmou que o recurso é referente à economia feita pelos parlamentares ao longo de 2022. Abreu informou que já acordara com o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior em devolver a quantia à prefeitura até o final do ano.
De acordo com ele, a intenção é adquirir equipamentos como aparelho de ar-condicionado, televisão de 65 polegadas, geladeira, tanquinho, sofás, sanduicheira, panela elétrica, batedeira, secador, cama hospitalar e seis cama boxes.
“Será tudo para equipar a casa, deixando-a nova, de acordo com o que os pacientes precisam”, reforçou. “Os que fazem tratamento em Jaú merecem tudo de melhor qualidade”, completou.
Filho da patrona, Abreu já intermediou, no final de 2021, a devolução do duodécimo dos parlamentares, totalizando R$ 200 mil à prefeitura, para a destinação à casa de apoio, com o intuito de custear o aluguel e as pessoas para trabalharem no local.
A prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Direitos Humanos, Família e Cidadania, do Governo e Negócios Jurídicos, da Saúde, da Administração e Transporte Público e das Obras e Infraestrutura, inaugurou o espaço na primeira quinzena de setembro.
Desde então, a casa serve de apoio para a permanência dos pacientes tatuianos que realizam tratamento oncológico no HAC (Hospital “Amaral Carvalho”), em Jaú, e para os acompanhantes. Ela é administrada em parceria entre a prefeitura e a Litac (Liga Tatuiana de Assistência aos Cancerosos).
Antes de receber os pacientes, a casa foi toda revitalizada, com serviços de limpeza, pintura, adequação e mobília, materiais todos doados por clubes de serviços, empresários, pessoas físicas e pelo Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat).
Na residência, os tatuianos que agendarem pernoite e alimentação terão à disposição, além de um lugar para descansar durante o tratamento, as refeições básicas, como café da manhã, almoço e jantar.
O HAC está localizado a 193 quilômetros de Tatuí. Desta forma, para irem ao hospital e, posteriormente, retornarem ao município, os pacientes tatuianos têm de percorrer, no mínimo, 390 quilômetros.
Localizada a 400 metros do hospital, a residência tem toda a estrutura para receber os pacientes, com: três quartos; sala com cama hospitalar motorizada e cadeira de rodas; sala com TV; sala de jantar; banheiros adaptados com sanitário elevado, ducha higiênica e assento retrátil para banho, além de banheiro para funcionários; cozinha equipada com forno elétrico, geladeira, micro-ondas, fogão industrial e freezer; serviço de Internet; garagem; área de convivência; área de serviço com máquina de lavar; e quarto para motoristas.
Durante a sessão parlamentar desta semana, os vereadores também aprovaram o requerimento 2.963/22, de Maurício Couto (PSDB). A matéria pede para que a prefeitura informe sobre a possibilidade de adaptar os banheiros para o uso dos ostomizados na Casa de Apoio de Jaú.
“Também vamos fazer uma devolução para que se faça um banheiro com condições de ser usado pelos pacientes ostomizados”, antecipou Abreu.
Os pacientes oncológicos que desejam se hospedar ou se alimentar na Casa de Apoio devem fazer o agendamento quando forem reservar o transporte na Frota Municipal, ou então, podem entrar em contato com a Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, pelo telefone (15) 3259-8407. A casa é situada na rua Francisco Carvalhaes de Paiva, 140, no bairro Chácara Braz Miraglia.