Neste sábado, 7, feriado do Dia da Independência do Brasil, o Circuito Country Olímpico C3 Castanheiro, do Centro Hípico de Tatuí, sedia duas atividades esportivas. O espaço recebe corridas a pé e com bicicleta.
A primeira disputa, conhecida como “trail run”, tem largada prevista para as 8h30. Os corredores percorrem pouco mais de uma volta completa no circuito para superarem o trajeto de seis quilômetros, composto por diferentes terrenos.
Denominada de “Eco Runner Tatuí”, a prova inicial é composta por trilhas, subidas, pastos, “pinguelas” que prometem “testar a técnica e a resistência dos competidores”. Conforme a lista de inscritos da atividade, a corrida reúne mais de 80 atletas em nove categorias, masculinas e femininas.
De acordo com os organizadores, os esportistas têm das 6h às 8h15 para pegarem os kits de participação da corrida no ginásio do picadeiro. A prova ocorre até às 10h e uma hora depois acontece a cerimônia de premiação.
A competição seguinte tem início às 14h, com largada no estilo “Le Mans”, na qual os atletas correm a pé em direção às bicicletas para iniciarem as voltas. Segundo a listagem de participantes, o “Eco Biker 300” reunirá mais de 120 ciclistas em duplas, trios, PNE (portador de necessidades especiais) e na categoria solo.
Os inscritos em duplas e quartetos revezam-se para completar o percurso, enquanto os atletas da solo pedalam durante cinco horas ininterruptas. Vencem os atletas e equipes que completarem o maior número de voltas em 300 minutos.
Conforme divulgado pelos organizadores, os ciclistas têm das 10h30 às 13h para reconhecimento do circuito e pegar os kits de participação. A disputa acontece até as 19h, e meia hora depois é feita a cerimônia aos melhores esportistas.
A prova de MTB (mountain bike) é promovida pela GP Ravelli, em um total de cinco etapas. Até o momento, o evento já realizou duas provas em Itu, uma em Jacutinga e outra em Piedade, e ainda prevê a última etapa na cidade de Espírito Santo do Pinhal.
Com 5,4 quilômetros de extensão, o circuito C3 Castanheiro ocupa uma área de mais de 45 hectares na propriedade do Centro Hípico de Tatuí. Ele consiste em uma pista composta por piso
“bastante diversificado”, incluindo estradas de cascalho e trilhas com grama, pedras e terra batida e vários pontos de “single track” (modalidade que promove a integração entre o atleta e a natureza).
O Centro Hípico de Tatuí, situado na rodovia SP-141, no trevo da Ceagesp, prepara uma estrutura aos atletas e visitantes do evento. Os esportistas competem com apoio médico, mecânico e ponto de hidratação. Já ao público visitante, o CHT oferece restaurante, lanchonete, estacionamento privado, banheiros e vestiários.