Brasileiro de Karatê rende quatro medalhas a atletas do municí­pio





AC Prefeitura

Disputas receberam apoio de Federação e Confederação Brasileira

 

Torneio de âmbito nacional sediado em Tatuí rendeu medalhas a atletas do município. Os atletas participaram da 19a edição do “Campeonato Brasileiro de Karatê de Contato – Full Contact Shinkyokushin”, realizado no domingo da semana passada, dia 16, no ginásio da Associação Atlética XI de Agosto.

Ao todo, os competidores locais garantiram quatro medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. O ouro veio na modalidade Kata, por equipe formada por Thaynara, Luciano e Matheus. Também por equipe, Diego, João Pedro e André obtiveram a prata na modalidade Kumitê (lutas por equipe).

Outra prata ficou com João Sampaio, vice-campeão na categoria absoluto. Já o bronze veio com Edgar, Sisnei e Valtemir, que competiram na modalidade Kata.

Sediada em Tatuí, a competição serviu de seletiva para o campeonato mundial que acontece no ano que vem, em Tóquio, no Japão. O brasileiro reuniu atletas nas categorias absoluta, masculina e feminina, valendo R$ 10 mil em prêmios.

O evento teve início às 10h, com entrada franca ao público e participação de atletas de diversos estados do país, com experiências em torneios nacionais e internacionais.

O guarda civil municipal Daniel Silva Martinho, que disputou a Copa do Mundo do esporte em 2013, destacou que os espectadores puderam acompanhar uma competição de nível “muito alto”, com atletas de técnica apurada, credenciados no circuito principal da modalidade.

“Teremos na disputa, campeões sul-americanos, brasileiro e de campeonatos de grande expressão. É a primeira vez que um campeonato desse nível acontece em Tatuí, será um divisor de águas para o esporte no município”, declarou em nota enviada pela Prefeitura, na semana que antecedeu o evento.

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior, disse que Tatuí vem se firmando no calendário esportivo das artes marciais. Ele citou que a cidade já sediou competições com atletas de todo o Brasil, dando à população a oportunidade de acompanhar diversos esportes.

“Sediar competições como essa, cria um interesse da população na modalidade, o que fortalece o esporte e valoriza o atleta local. Reflexo disso são resultados para o município. Temos aprofundado as parcerias com diversas academias, além das escolinhas que são mantidas pela própria Prefeitura”, declarou.

Conforme ele, a criação de um Centro de Artes Marciais é um projeto em pauta. Cardoso Júnior afirmou que ele “dará ainda mais visibilidade a essas modalidades”.

O brasileiro em Tatuí foi promovido por meio de parceria entre a Academia Ronin e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, com organização da Federação Paulista e Confederação Brasileira.