Brandãozinho

Arquivo Cláudio Aldecir
Cláudio Aldecir

O campineiro Antenor Lucas, o Brandãozinho,  ganhou o apelido pelo futebol parecido ao do antigo médio Brandão do Corinthians (1935/46), mostrando a mesma classe em clubes da Vila Industrial da sua cidade, onde começou a jogar.

Em 1940 ingressou no juvenil da Ponte Preta, em 1942 esteve na Caldense, em 1943 na Francana e já profissional, defendeu a Portuguesa de Santos.

Em 1949 passou para a Portuguesa de Desportos, para formar ao lado de Djalma Santos e Ceci uma linha média famosa na história do futebol brasileiro.

Campeão do Rio-São Paulo em 1952 e 55, do Pan-Americano de 1952 e titular da  seleção no Mundial de 1954 na Suíça.

Encerrou em 1957 e passou a ser auxiliar técnico e treinador na própria Portuguesa, teve rápida passagem no comando do EC Maringá.

Afastando-se definitivamente do futebol, Brandãozinho foi investigador da Polícia Civil de São Paulo.

Era irmão do José Lucas, o zagueiro Servilio, ex XV de Jaú, Flamengo e Botafogo.

 

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade