Da redação
A Big Band do Conservatório de Tatuí realiza concerto em homenagem aos 50 anos do lançamento do álbum “Clube da Esquina”. Produto de reunião de músicos brasileiros liderados por Milton Nascimento e Lô Borges, o disco é tema de apresentação nesta quarta-feira, 25, no Teatro “Procópio Ferreira”.
Intitulado “Big Band Toca Clube da Esquina”, o concerto tem entrada franca e início às 20h. Para a apresentação, o grupo preparou um repertório que inclui obras do álbum e peças de compositores como Toninho Horta, Fernando Brant e Ronaldo Bastos, que fizeram parte do movimento cultural nos anos 1970.
O programa traz, ainda, “Mistérios”, da compositora Joyce Moreno, que fez parte do disco “Clube da Esquina 2” (1978), e “Morro Velho”, com o arranjo vencedor do Festival Ars Brasilis, em 2012, de autoria do pianista André Marques.
Recentemente, “Clube da Esquina” foi eleito o melhor disco brasileiro já lançado na história, em pesquisa feita para um “podcast”. O levantamento reúne opinião de 162 especialistas de diferentes áreas ligadas à produção musical.
Considerado um marco da música mineira e na cultura brasileira, o encontro dos artistas deu origem a um dos maiores movimentos da música mundial em um álbum duplo, com canções marcantes, como “O Trem Azul” e “Paisagem da Janela”. O disco foi lançado em 1972 e completa 50 anos em 2022.
O evento é uma das atrações anunciadas pelo Conservatório de Tatuí para a temporada de apresentações dos grupos artísticos. A programação inclui as demais formações artísticas da instituição, como a Banda Sinfônica, Camerata de Violões, Coro, Grupo de Choro, Grupo de Percussão, Jazz Combo, Grupo de Música Raiz, Orquestra Sinfônica e a Cia. de Teatro.
Criada em 1975, a Big Band do Conservatório de Tatuí reúne estudantes de nível avançado e professores da instituição, com o objetivo de fomentar a prática de big band e o estudo de repertório tradicional. O grupo cumula apresentações em festivais nacionais e internacionais, e no concerto apresenta-se com 26 integrantes.
A Big Band é coordenada pelo trompetista e professor Diego Garbin, que se formou no Conservatório de Tatuí em 2008, no curso de trompete, e já tocou ao lado de renomados artistas, como Hermeto Pascoal e Toninho Horta, entre outros.
Os ingressos para a apresentação podem ser retirados pela internet na plataforma INTI (https://conservatorio-de-tatui.byinti.com/). Quem preferir pode ir pessoalmente à bilheteria do teatro, que fica na rua São Bento, 415, no centro. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 13h às 16h e das 17h às 20h.