Divulgação
Músicos do Conservatório de Tatuí recebem convidados de São Caetano do Sul para concerto exclusivo
A Big Band do Conservatório de Tatuí faz concerto especial neste domingo, 21, a partir das 18h. A apresentação com entrada franca, que acontece no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, e terá participação especial da Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. São mais de 60 jovens músicos que apresentam concerto exclusivo.
O programa terá duas obras apresentadas exclusivamente pela Big Band do Conservatório de Tatuí: “Sítio do Pica-Pau Amarelo” (Gilberto Gil) e “Etiene et Margot” (Idriss Boudrioua). Já a Orquestra Sinfônica da FASCS apresenta “Mourão” (de Guerra-Peixe) e “Baião” (de Edmundo Villani-Côrtes).
Juntas, Big Band e Orquestra apresentam “Suíte Nordestina” e “Suíte Pernambucana de Bolso”, de José Ursino da Silva (Mestre Duda), além de “Twice a Week”, de Philip Catherine, e “Caymminiana – Fantasia sobre temas de Dorival Caymmi”, de Cyro Pereira.
Esta é a primeira vez que a Big Band do Conservatório de Tatuí recebe a Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. A orquestra tem regência de Geraldo José Olivieri Junior, enquanto a Big Band do Conservatório de Tatuí é coordenada por Celso Veagnoli.
A Orquestra Sinfônica Jovem há cinco anos é destaque no cenário musical da grande região metropolitana de São Paulo, ABC paulista e capital. Ela exibe programação artística relevante e destaca compositores da música erudita universal.
Fundada em 2005, o grupo tem se aprimorado em desenvolver repertório inusitado, experimental e, principalmente, desafiador para jovens estudantes de música. Em 2010, apresentou o concerto “Três Danças Concertantes”, para violão e orquestra de cordas, obra inédita no Brasil, do compositor cubano, Léo Brower, com o violonista Fábio Ramazzina.
Homenageou os 80 anos de existência do compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes, com a obra “Djopoi-Oferenda Musical”, além de ter apresentado o inédito “Concerto de Guitarra e Orquestra Sinfônica Jovem”, do compositor paulista Paulo Tiné, contribuindo com a divulgação da música brasileira.
Trabalhou, ainda, com o Coral da Cesp (Companhia Energética do Estado de São Paulo), executando obras de Vivaldi e Mozart em concertos em São Caetano e Mosteiro São Bento de São Paulo. Também realizou apresentações com o Coral de Repertório da FASCS, levando ao palco cerca de 140 músicos.
Em julho de 2012, a Orquestra Sinfônica Jovem da FASCS recebeu a Stuttgart Youth Symphony, em um programa de intercâmbio cultural com o governo alemão. Na ocasião, as duas orquestras realizaram performance no teatro “Paulo Machado”, de São Caetano do Sul.
Em novembro de 2013, o grupo participou, no Sesc (Serviço Social do Comércio) da Vila Mariana, do projeto “Na Era do Rádio” com a Big Band do “Centro Experimental de Música”, acompanhando a cantora Izzy Gordoun.