Basquete Tatuí estreia no ‘Brasileiro’ na 6ª

Com três anos de atuação, elenco viaja a Brusque (SC) para o 1º jogo em nível nacional

Elenco realiza preparação ao Campeonato Brasileiro no Clube de Campo (foto: Juninho Oliveira)
Da reportagem

Com apenas três anos de fundação, o elenco e a comissão técnica do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí viajam para inédita participação no Campeonato Brasileiro de Basquete 2022 na noite desta quarta-feira, 16. A primeira partida do “Basquete Tatuí” em uma competição nacional acontecerá na tarde de sexta-feira, 18, em Brusque (SC).

A apresentação da equipe que disputará o Campeonato Brasileiro ocorreu na tarde de terça-feira, 15, em cerimônia com coletiva de imprensa na sala de reuniões do Paço Municipal “Maria José Gonzaga”.

Na ocasião, o secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer acentuou que Tatuí já soma dois títulos paulistas e, agora, tem a chance de conquistar o brasileiro, “com o esforço da equipe”.

“Agora, o nosso maior sonho está no Campeonato Brasileiro, vamos estar por aqui, na torcida”, declarou o secretário, apontando que o time profissional é “um espelho para as categorias de base e para os atletas que estão começando”.

Na sequência, o presidente da Câmara de Tatuí, Antônio Marcos de Abreu (PSDB), parabenizou a equipe pelos títulos já conquistados e agradeceu os jogadores, desejando sorte ao time na participação do novo campeonato.

O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, por sua vez, classificou a participação de Tatuí no Campeonato Brasileiro como “um momento histórico” para o município.

“O legado que fica é muito grande. Futuras gerações vão se lembrar do basquete bicampeão paulista e do basquete que conseguiu, pela primeira vez, levar a nossa cidade em modalidade coletiva com a chancela de uma federação”, declarou o prefeito.

Ele lembrou que o município já tem atletas campeões em nível estadual e nacional, contudo, a maioria deles, em modalidades individuais, como judô, caratê e outras.

“Ainda vamos avançar muito no esporte em nosso município, em diversas modalidades. Essa é uma promessa que posso fazer, pois o esporte é muito barato para o retorno que ele traz para a sociedade”, disse o prefeito.

Cardoso Júnior também parabenizou a equipe, desejou um bom campeonato aos jogadores do Basquete de Tatuí e finalizou: “Independentemente do resultado, fica aqui o nosso agradecimento, a nossa torcida e respeito. Nós sabemos que o nosso time tem condições de jogar de igual para igual com qualquer equipe e, com a graça de Deus, quem sabe, a gente consegue o pódio ou até o próprio título”.

O técnico do Basquete Tatuí, William Drudi, também ressaltou que a participação no Campeonato Brasileiro é a realização de um sonho para o time tatuiano.

“A gente vem de duas conquistas no Campeonato Paulista da primeira divisão, que já foram muito difíceis conquistar. Imagina, agora, conquistar um Campeonato Brasileiro. Isso é o sonho de todos os atletas”, disse o técnico.

Ele ainda falou do nível da competição e das equipes adversárias e disse que o time tatuiano vai para o campeonato com “o pé no chão”, pensando na preparação para um jogo de cada vez.

Segundo ele, a equipe está preparada e focada no primeiro jogo. “Não estamos pensando ainda se vamos chegar na semi ou na fina; o nosso próximo jogo é sempre o mais importante, é nele que vamos focar. O que vai acontecer depois é consequência. Vamos nos preparando e pensando jogo a jogo, esta ver ser a tônica da equipe”, disse o técnico.

O presidente da Associação Basquete de Tatuí, Amilton Silva, falou da trajetória do time tatuiano nos três anos de fundação, destacando os títulos paulistas, e salientou que a participação no nacional é “um topo onde o time tatuiano jamais pensou em chegar”.

“Nós nos fortalecemos e estamos, agora, no nacional. Espero que os jogadores sintam o peso da camiseta com o nome da cidade de Tatuí e façam o melhor”, afirmou o presidente, desejando sorte à equipe.

Em coletiva, o técnico informou que a equipe vem se preparando para a participação no campeonato desde o dia 10 de janeiro, com dois treinos diários visando ao fortalecimento técnico e físico.

“Desde o início, falei com os jogadores que nós precisamos estar bem fisicamente, porque, tecnicamente, a gente consegue se preparar ao longo dos jogos. Mas, se não tiver preparo físico, não tem mais o que fazer”, disse o técnico.

Para o campeonato, foram escalados jogadores remanescentes de outras disputas, além de novas contratações, inclusive, com atletas internacionais integrando o time.

Para iniciar a temporada 2022, o elenco do Basquete Tatuí é formado por 15 atletas. Além do pivô e técnico William Drudi, ainda defendem a equipe local: Rafael Castellon, Emanuel Lopes, Juliano Armani, Felipe Taddei, Elivelton Soares, Neemias Silva, Paulo Júnior, Luiz Marcelino, Eric Soares, Lourival Júnior, Heitor Cardoso, o norte-americano Neema Nandar, Leonardo Ramos e Michel Souza.

Já a comissão técnica é composta por Filipe Ariel, Alan Britto, Luiz Hessel e Jorge Augusto.

Campeonato

A equipe profissional tatuiana deixa a cidade às 21h desta quarta-feira, em ônibus fretado da Empresa Rosa – patrocinadora da agremiação. O retorno ao município acontecerá somente no fim da próxima semana, após a disputa de seis confrontos válidos pela Conferência Jatyr Schall do torneio, promovido pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball).

De acordo com o departamento de comunicação do Basquete Tatuí, “a expectativa dos jogadores é a melhor possível”. Ele ainda ressalta o “longo caminho percorrido até chegar a um momento que parecia impossível”.

“A colaboração de várias empresas, Clube de Campo, prefeitura municipal, a força de vontade da diretoria possibilitou que Tatuí escrevesse seu nome no cenário nacional do basquete”, divulgou o setor.

“Desejamos toda a sorte do mundo ao time dirigido pelo técnico William Drudi nesse novo desafio”, completa o departamento de comunicação.

Na fase inicial, o Basquete Tatuí participa do grupo A da Conferência Jatyr Schall, ao lado de: ADRM Maringá e Coritiba Monster/ Grupo Barigui/Thalia, ambos do Paraná; e Brusque/FME/Aradefe, de Santa Catarina.

No grupo B da mesma conferência, estão: APAB Blumenau, de Santa Catarina; LSB, de Sorocaba; e AZ Araraquara, de São Paulo.

As sete agremiações da conferência, apesar de subdividas em dois grupos, enfrentam-se entre si durante uma semana, entre as sextas-feiras 18 e 25. As sedes dos confrontos da conferência são catarinenses: a Arena Brusque, na cidade homônima, e o Ginásio Galeão, em Blumenau (SC). A etapa será realizada em sistema de “bolha”, com os times isolados durante o período.

Conforme a tabela, os três primeiros jogos do Basquete Tatuí são contra os rivais do grupo A, na Arena Brusque: a estreia, diante do Coritiba Monster/Thalia, na sexta-feira, 18, às 17h15; o segundo jogo, contra o ADRM Maringá, no dia seguinte, às 17h15; e o terceiro, contra o Brusque/FME/Aradefe, no domingo, 20, às 19h30.

Na sequência, o representante local enfrentará os times do grupo B da conferência, no Ginásio Galeão. Na próxima terça-feira, 22, o Basquete Tatuí jogará contra a LSB, às 15h, e, no dia seguinte, no mesmo horário, enfrentará a AZ Araraquara.

Com sete equipes, a CBB promove três jogos em cada data. Na quinta-feira da próxima semana, 24, a confederação promove mais três confrontos, mas a equipe local irá “folgar”.

O time tatuiano encerrará a participação na primeira fase na sexta-feira seguinte, 25, às 19h30, enfrentando a APAB Blumenau.

O Campeonato Brasileiro de Basquete ainda conta com outros setes times na conferência B: Basket Osasco e Memorial/FUPES/Santos, de São Paulo; AEGB/Vila Nova, de Goiás; e Praia Clube/Gabarito/Unimed, de Minas Gerais, no grupo A; e Botafogo e Sodiê Salgados /Mesquita /LSB, do Rio de Janeiro; e São José Desportivo, de São Paulo, no grupo B.

Da mesma forma, as agremiações, apesar de subdivididas em dois grupos, enfrentam-se entre si, no período de 6 a 13 de março. Todos os confrontos da conferência B serão no Ginásio Geodésico, em Osasco (SP), e no Ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP).