Juliana Jardim
O Grupo BT/Clube de Campo, o Basquete Tatuí conquistou o título de vice-campeão do Campeonato Paulista de Basquete, ao ser derrotado pelo Santos pelo placar de 75 a 60.
A confronto final aconteceu no domingo, 3, na casa do adversário, tendo a equipe da Baixada Santista liderando o placar durante os quatro quartos.
No primeiro, a partida foi finalizada por 23 a 20, com o Basquete Tatuí atrás no placar por três pontos. Na sequência, o Santos abrir cinco pontos de vantagem, concluindo o quarto por 21 a 17.
Na etapa seguinte, a diferença no placar foi de quatro pontos, finalizando por 14 a 10. Já o último quarto, o Santos garantiu o favoritismo, levando o quarto por 17 a 13, e, consequentemente, a partida por 75 a 60.
Os maiores pontuadores foram: Olintho Silva “Dida” (25 pontos e nove rebotes) e Luiz Otávio “Chupeta” (17 pontos e três rebotes), pelo Basquete Santos. E, Igor Araújo (24 pontos e quatro rebotes) e Rafael Castellon (11 pontos e cinco rebotes), pelo Basquete Tatuí.
Para o técnico da equipe local, William Drudi, apesar da derrota, o resultado não tira da equipe a ótima campanha durante o campeonato.
Ele comentou que nesta temporada, a seleção perdeu dois atletas para o NBB (Novo Basquete Brasil) considerado a elite do basquete brasileiro, tendo a diretoria do clube trabalhar rapidamente na contratação de outros jogadores.
“E, com isso conseguimos manter um bom desempenho na fase de classificação e terminamos em primeiro lugar com apenas duas derrotas. Mas, infelizmente a final foi decidida em apenas um jogo, no qual não fizemos uma boa partida, mas isso não tira o ótimo campeonato de fizemos”, comentou.
Apesar da derrota, o Basquete Tatuí, posicionou-se como favorito do Campeonato Paulista de Basquete, tendo vencido sete partidas consecutivas anteriores à “final four”.
Na estreia do segundo turno diante do Santos, a seleção vencera o adversário, em casa, pelo placar de 69 a 65. A partir dessa vitória, o time derrotou todos os rivais do segundo turno, chegando à fase final no topo da tabela.
O terceiro lugar do Paulista foi conquistado pela Liga Sorocabana, seguido pelo São Caetano, na quarta colocação.
Drudi finalizou dizendo que a temporada da equipe chegou ao fim, e que agora se reunirá com a diretoria do time para traçar os novos rumos do Basquete Tatuí para a temporada de 2024.