Basquete luta, mas não vence Regionais

267





Duas derrotas consecutivas tiraram o sonho do título de campeã da equipe masculina de basquete de Tatuí. Os atletas do município não conseguiram avançar nos Jogos Regionais de Sorocaba, registrando uma vitória na estreia, no dia 6.

O quinteto local começou bem, vencendo Itaberá por 72 pontos a 19, uma diferença de 53 pontos. Realizada no Centro Esportivo “Dr. Pitico”, a partida teve como cestinha o armador Francis Cruz, de Tatuí. Ele anotou 16 pontos.

Sob o comando do técnico Renato Augusto de Moraes, o Renatinho, a equipe local registrou participação de outros dez atletas. Além de Cruz, jogaram: Lipe Godoy (que anotou 12 pontos), Douglas (12), Luis (10), Murilo (9), Adrian (8), Lucas Boreli (5 pontos), Vitor, Willian, Marcos e Lucas Andreoli.

Durante a competição em Sorocaba – iniciada no dia 3 e finalizada no domingo, 13 –, o quinteto tatuiano esteve alojado na EM (Escola Municipal) “Luiz Almeida Marins, na avenida Doutor Américo Figueiredo, 3.500, no bairro Cohab. Os atletas locais tiveram o segundo compromisso no dia 7.

Iniciada às 8h30, a partida representaria a continuidade dos tatuianos em caso de vitória. A equipe local estaria “matematicamente classificada”, por conta do resultado anterior. Entretanto, os meninos sucumbiram diante de Cajati.

O confronto terminou em 48 pontos a 44, rendendo “momentos dramáticos” para os tatuianos. Por conta da derrota durante a partida, a equipe ficou “visivelmente desestabilizada”. Fato que pode ter contribuído para o desempenho não tão brilhante no dia 8, na disputa contra os meninos de Itapeva.

A equipe da cidade desafiante teve elenco reforçado por profissionais contratados. Muitos dos jogadores disputam o NBB (Novo Basquete Brasil) 2014-2015. Já o selecionado de Tatuí apostou no talento de seus próprios atletas. Os competidores do município possuem média de idade de 20 anos.

Itapeva apresentou como trunfo três atletas “de nível”. São eles: os pivôs Wanderson e Evandro e o armador Bruno Mazzoni, que estarão no elenco da LSB (Liga Sorocabana de Basquete). A desafiante contou, também, com o lateral Soró, de Campo Mourão, equipe que disputa a divisão de acesso ao NBB.

Os tatuianos perderam três dos quatro períodos, com parciais de 26 a 6, 19 a 10, 23 a 15 e 19 a 22. A pontuação de Tatuí veio com Francis (17), Vitor (11), Miller (11), Adrian (7), Boreli (6), Luis (2), Andreoli (2) e Marcos (2). Também disputou a terceira partida na terça-feira passada o jogador Willian.

Itapeva venceu com Evandro Pinto (cestinha da partida com 30 pontos), Bruno Mazzoni (13), Wanderson (22), Soró (8), Emerson (7), Thiago (2) e Matheus. O elenco da equipe vencedora incluiu Robson, José, Denis, Jonathan e Clovis.

O troféu de campeã da modalidade ficou com Porto Feliz. O time terminou a 58ª edição dos Jogos Regionais de Sorocaba em 1º lugar, ao vencer Avaré por 67 a 63. O bronze ficou com Mairinque que venceu por 89 a 45 a equipe de Cerquilho.