Barueri tem um time na ‘zona’ de classificação da Copa Ouro

625
Como mandante, Grêmio Barueri joga no estádio situado na vila Jurema (foto: divulgação)
Da redação

A Copa Ouro 2020 está suspensa, por prazo indeterminado, por prevenção ao contágio do Covid-19. A paralisação acontece após a disputa de três rodadas da competição. Neste momento, o Grêmio Barueri estaria classificado na categoria sub-17 e eliminado na sub-15.

Em seis jogos, sendo três por cada categoria, o time barueriense, representado pelo Bom de Bola, ainda não conseguiu vencer. A estreia ocorreu no último sábado de fevereiro, 29, contra times do XV de Caraguatatuba, em São José dos Campos.

Atuando no CT (centro de treinamento) Moreira’s Sport, a equipe sub-15 do Grêmio Barueri foi derrotada pelo placar mínimo de 1 a 0. Na sequência, no duelo entre jogadores até 17 anos, as agremiações empataram em 2 a 2.

Na segunda rodada da Copa Ouro, disputada na manhã de sábado, 7, no estádio “Professor José Simeão Sobral”, na vila Jurema, a agremiação empatou duas partidas contra equipes do Jaguariúna.

O primeiro confronto, válido pela categoria sub-15, terminou sem gols. Na sequência, a equipe sub-17 do Barueri empatou com o Jaguariúna, assim como na partida de estreia, pelo placar de 2 a 2.

A última rodada antes da paralisação ocorreu novamente no estádio da vila Jurema, dia 14. A agremiação sub-15 foi derrotada pelo União Barbarense pelo placar mínimo de 1 a 0. Logo depois, os atletas de até 17 anos receberam a Liga Atibaiense e sofreram revés por 2 a 1.

Após três rodadas, o Barueri está na última posição do grupo B da sub-15, com um ponto somado e sem ter marcado nenhum gol. A equipe está atrás dos times União Barbarense e XV de Piracicaba, ambos com seis pontos, do XV de Caraguatatuba, com três pontos, e Jaguariúna, também com um ponto (na frente por conta dos critérios de desempate).

Para se classificar às quartas de final, a agremiação precisa vencer a última partida dela diante do XV de Piracicaba e ainda torcer por derrotas do XV de Caraguatatuba ou, no máximo, empates do Jaguariúna, nos dois jogos ainda em disputa.

A categoria ainda conta com o grupo A, formado por: Grêmio Osasco Audax, o líder, com nove pontos; Cotia, segundo colocado, com seis pontos; José Bonifácio, terceiro, com três pontos; Osasco, na quarta posição, sem ter pontuado; e União Mogi, na lanterna, com pontuação igual e saldo de gols inferior.

Na sub-17, a agremiação barueriense somou dois pontos e está no quarto lugar, à frente do Jaguariúna, com um ponto a menos. O grupo B ainda conta com XV de Caraguatatuba, XV de Piracicaba e Liga Atibaiense, todos com quatro pontos.

Apenas o lanterna do grupo não avança à fase eliminatória, e, neste momento, o Barueri avançaria. No entanto, a equipe tem apenas mais uma partida, diante do XV de Piracicaba.

Com exceção da Liga Atibaiense, que também já disputou três jogos, os rivais do grupo ainda vão a campo em mais duas oportunidades.

Completam a categoria, integrando o grupo A: Grêmio Osasco Audax, líder com seis pontos; José Bonifácio, vice, com quatro pontos; Osasco, na terceira posição, com a mesma pontuação e um gol a menos de saldo; Mauá, na quarta, com três pontos; e Cotia, na última, ainda sem ter pontuado.

Responsável pela organização do torneio, a Associação Paulista de Futebol decidiu pela não realização das partidas na segunda-feira, 16, conforme as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Através de comunicado divulgado pela internet, no mesmo dia, o Grêmio Barueri informou a paralisação dos treinos dos times das categorias de base e avaliações, para que os jogadores e os funcionários do clube fiquem em casa, orientados sobre os cuidados que devem tomar neste período.

Desde o dia 27 de fevereiro, o Bom de Bola passou a ser representante do Grêmio Barueri nas categorias sub-15 e sub-17 na Copa Ouro. Contudo, ainda na segunda-feira, 16, a prefeita Maria José Vieira de Camargo assinou o decreto municipal 20.558, que suspendeu, por tempo indeterminado, todas as atividades esportivas, como competições, treinos e viagens de atletas.