Banda e Cia. de Teatro do CT ‘contam lendas’ no CDMCC

444





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Ensaio preparatório da Cia. de Teatro e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí

 

A Cia. de Teatro e a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí seguem com as apresentações do espetáculo “Estórias de Tião – Mitos e Lendas Paulistas” nesta quarta-feira, 2, às 10h e às 14h, com entrada franca, no teatro “Procópio Ferreira”.

Os concertos de quinta-feira, 3, e sexta-feira, 4, são fechados ao público. Na segunda-feira, 30, as apresentações, às 10h e às 14h, foram exclusivas para alunos da rede pública de ensino.

Com texto e direção artística de Dario Sotelo e direção cênica de Carlos Ribeiro, o espetáculo conta com música original composta por Edson Beltrami.

A obra está dividida em sete movimentos, nominados conforme os personagens representados: Tião, Saci, Caipora, Lobisomem, Cuca, Mula sem Cabeça, Negrinho do Pastoreio e Uirapuru.

Segundo a assessoria de comunicação da instituição musical, o espetáculo é uma ação da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí dentro da série de espetáculos didáticos.

De forma pioneira na instituição, em 2007, a banda passou a desenvolver atividades que estimulassem a criatividade, envolvessem crianças e adolescentes com a música clássica e oferecessem conhecimento musical.

“A partir das apresentações do concerto (seis, ao todo), pretende-se apresentar os instrumentos que integram uma banda sinfônica, conectando-os a personagens folclóricos e desenvolver e instigar a criatividade de crianças e adolescentes”, diz o maestro Sotelo.

O projeto que embasa as apresentações de “Estórias de Tião – Mitos e Lendas Paulistas” vem sendo desenvolvido desde o mês de maio, quando ocorreu o primeiro encontro entre a direção do espetáculo e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Tatuí.

A ação envolve, ainda, professores da rede municipal e o Museu Histórico “Paulo Setúbal”. Por meio de palestras técnicas, os professores receberam orientação prévia para, em seguida, atuarem com os alunos dentro de sala de aula.

De acordo com a assessoria de comunicação do Conservatório, as apresentações “celebram o empenho de um grande grupo de pessoas apaixonadas pela música, arte e folclore”.

Os projetos cenográficos desenvolvidos pelos professores serão expostos no museu, enquanto que os melhores desenhos, criados a partir do tema do concerto, serão premiados.

“Esperamos, com ‘Estórias de Tião’, motivar o desenvolvimento da imaginação artística pelas crianças e estimular diferentes formas de expressá-la, além de concretizar uma parceria junto a professores e a municipalidade”, diz o maestro.

O espetáculo tem cenografia de Jaime Pinheiro e equipe de alunos da oficina dessa arte, ministrada por ele; iluminação de Marcos Caresia com assistência de Dimitri Souza e Souza; figurinos de Carlos Alberto Agostinho; e maquiagem de Dalila Ribeiro e equipe de alunos.

No elenco, estão Hugo Muneratto (que representa Tião, o protagonista da história), Lucas Fernandes, Adriana Afonso, Carlos Ribeiro, Fernanda Mendes, Gabriela Brancalhão, Italo Silva Santos, Leonardo Thim e Roberta Marcondes.