Banco de Sangue é reaberto no município

Banco de Sangue é reaberto com solenidade e descerramento de placa (foto: AI Prefeitura)

O Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, foi reaberto no sábado, 23, em solenidade. A unidade, que passou três anos funcionando apenas como agência transfusional, recebeu reforma e voltou a funcionar na segunda-feira, 25, com novos cadastros de doadores. Já nas primeiras horas, dez pessoas realizaram o recadastro.

A reabertura conta com parceria inédita entre o Hemocentro do HCFMB (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista), que dará o suporte técnico para o trabalho do Banco de Sangue.

Conforme informado pela assessoria de comunicação da Prefeitura, está sendo organizada uma agenda de doação, por tipo sanguíneo, para otimizar os trabalhos. A doação de sangue será retomada a partir de 2 de julho, segunda-feira.

Para a reativação da unidade, os profissionais que trabalham no Banco de Sangue – enfermeiros, técnicos de enfermagem e biomédicos, entre outros – foram capacitados em Botucatu.

Os novos equipamentos foram adquiridos com auxílio do Lions Clube Internacional, a partir de um investimento em torno de R$ 195 mil. Os aparelhos mais antigos, ainda em bom estado, foram reformados, assim como o prédio, que também recebeu adequações. A pintura foi realizada pela ONG Força para Viver.

Na reabertura do Banco de Sangue, estiveram presentes, além da prefeita Maria José Vieira de Camargo; secretários e vereadores; o médico Thiago Eugênio Gouveia Herbst (diretor técnico do Hemocentro, da Unesp/Botucatu); o presidente da Câmara Municipal, Luís Donizetti Vaz Júnior; o presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial), Eric Proost; o presidente do Lions Clube de Tatuí, Izualdo Mauro De Marchi e a governadora do Distrito LC-2 do Lions Clube, Maria Luiza da Cunha Marques, entre outros.

O Banco de Sangue foi inaugurado em 1955, por iniciativa do Lions Clube de Tatuí. Leva o nome de um dos fundadores do clube de serviços. Em 2005, com apoio do Lions Clube Internacional, a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Saúde, além de voluntários e do comércio local, ganhou uma sede própria, prédio que leva o nome de “Marcel E. L. Proost”, ex-presidente do Lions Clube de Tatuí e idealizador da obra.

O presidente da ACE, Eric Proost – filho do homenageado – declarou ter ficado muito feliz com a homenagem. Segundo ele, a iniciativa do pai começou em 2003, quando Marcel se juntou com os companheiros do clube um projeto para a reforma do prédio e compra dos equipamentos.

Na época, a ação envolveu o Lions Internacional, a Prefeitura e o governo de SP. Marcel Proost não viu a obra ser concluída, pois faleceu no início de 2004, e, na inauguração do novo prédio, em 2005, recebeu a homenagem póstuma.

“O Banco de Sangue Fortunato Minguini não mudou seu nome original, porém, o edifício recebeu o nome de “CL Marcel E L Proost”, o que muito me honra”, comentou Eric Proost.

Em comunicado à imprensa, o Lions Clube de Tatuí ressaltou que o Banco de Sangue é um legado da primeira diretoria do clube (gestão 1955/1956), quando era presidente Fortunato Minghini.

No decorrer dos anos, a entidade passou por várias melhorias e atualizações e, a partir de 2004, o Lions Clube, com auxílio de voluntários, empresas, comércio, entidades religiosas e civis, da Prefeitura e da Secretaria Estadual de Saúde, iniciou a construção do prédio junto à Santa Casa.

Em 2005, equipado com subsídios enviados pelo Lions Clube Internacional (LCIF-Lions Clubs International Foundation), foi inaugurado, atendendo toda a região. Desde então, a unidade passou por transformações e, em 2015, foi fechada, passando a atender somente como agência transfusional.

Com a reinauguração, o Banco de Sangue passa a funcionar de segunda a sexta, das 7h às 9h, para as coletas.

Conforme a coordenadora das campanhas de coleta na cidade, Rita Corradi, o banco terá capacidade de produzir a partir de 250 bolsas de sangue por mês. Em um primeiro momento, o órgão atenderá à Santa Casa de Tatuí, ao Pronto-Socorro “Erasmo Peixoto” e ao Hospital da Unimed.

A produção excedente irá para o Hospital das Clínicas de Botucatu, como contrapartida, acertada no termo de cooperação.

Banco de Sangue contou com a presença de diversas autoridades (foto: Lions Clube Tatuí)

“Essa reabertura representa que, agora, vamos poder ajudar muito mais pessoas tanto de Tatuí quanto da nossa região”, comentou Rita. Ainda segundo ela, as campanhas para ajudar o HAC (Hospital Amaral Carvalho) de Jaú continuarão sendo feitas normalmente.

“Com uma campanha de final de semana, a gente coleta de 100 a 150 bolsas, que vão para Jaú, mas também abastecem o banco de sangue da cidade. Além disso, quando realizamos as campanhas no Cemem, também conseguimos doadores de medula óssea, o que, por enquanto, não é possível no banco de Tatuí”, apontou a coordenadora.

Neste ano, quatro campanhas de doação de sangue foram agendadas. A do mês de julho seria realizada no sábado, 7, porém, teve de ser cancelada por causa dos jogos da Copa do Mundo. A data será remarcada e divulgada na página “Doe Sangue Tatuí”, no Facebook.

“Vai continuar sobrando doadores, um não vai atrapalhar o outro. Temos que continuar a parceria com o HAC, até porque tem gente que não pode fazer a doação em dia de semana”, comentou Rita.

Ela conclui pedindo para que os doadores de sangue de Tatuí compareçam ao Banco de Sangue para realizar o recadastramento. “Tenho mais milhares de fichas aqui perdidas com cadastros desatualizados, precisamos reativar estes doadores”, concluiu.

Comentários estão fechados.