Bancários da região cogitam iniciar greve já a partir deste mês





A greve dos bancários – que ocorre em geral em outubro – poderá começar ainda neste mês de setembro. É o que informou em nota o Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região.

Conforme a assessoria de imprensa da entidade, a possibilidade será concretizada caso a última rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) “não seja positiva para a categoria”. As instituições têm encontro marcado para o dia 19.

O comando nacional negocia com a federação desde o final de agosto, para tentar chegar a um acordo satisfatório para a categoria. Os bancários pedem reajuste de 12,5%, piso de R$ 2.979, “mais saúde e melhores condições de trabalho”. Também incluíram nas negociações com a Fenaban, a “preservação do emprego, fim da rotatividade e prevenção contra assaltos e sequestros”.

A primeira rodada de negociação aconteceu entre os dias 19 e 20 de agosto e a última já está marcada para acontecer entre os dias 16, 17 e 19 deste mês, em São Paulo.

“Até agora os banqueiros negaram tudo o que foi pedido pelos bancários, numa atitude de total indiferença com a categoria. Negam haver rotatividade, falta de segurança e terceirização. Para eles, as demissões em massa estão sendo feitas com ‘responsabilidade’”, comentou em nota o presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, Julio Cesar Machado.

“Mas nós sabemos que a terceirização é cada vez mais presente nos bancos, acabando com o emprego dos bancários”, adicionou o representante da entidade classista.

Em função da possibilidade de antecipação da greve, Machado enviou “alerta” para que a população “fique atenda e antecipe os serviços bancários que só podem ser feitos na agência”. “Defendemos nossa categoria, mas nos preocupamos com a população, por isso nosso alerta”, alegou.