Da redação
O XI de Agosto/AABT/Tatuí realizou de sexta-feira da semana passada, 28 de fevereiro, a domingo, 1º de março, um processo seletivo para as equipes masculinas de basquete. A “peneira” ocorreu em dois locais, voltada a jogadores nascidos a partir de 2003, às categorias sub-17, sub-19 e adulto.
A primeira avaliação aconteceu na tarde de sexta-feira, 28, às 14h, no ginásio de esportes “Doutor Simeão Sobral”, da Associação Atlética XI de Agosto. No dia seguinte, às 9h, a peneira ocorreu na unidade do Sesi “Wilson Sampaio” e, no domingo, 1º de março, às 9h, novamente no XI de Agosto.
Cerca de 90 atletas participaram do processo avaliativo ao longo dos três dias. Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, além de esportistas tatuianos e de cidades da região, a “peneira” ainda atraiu atletas de São Paulo, Franca (SP), Lençóis Paulista (SP), Brasília (DF), Cuiabá (MT) e do litoral paulista.
Eles foram analisados pelo técnico do time profissional, Julio Malfi, e pelo treinador das equipes de base tatuianas, Filipe Ariel, o Crânio. De acordo com Malfi, 17 atletas foram “detectados com talento para participarem de treinos com as equipes adulta, sub-19 e sub-17”.
Em breve, a equipe técnica realizará reunião para analisar e definir os novos atletas que treinarão junto com as equipes do XI de Agosto/AABT/Tatuí nesta temporada.
“Conforme a as nossas necessidades, eles devem ser convidados, nos próximos dias, para retornar e participar de treinamento com as equipes que representam o município”, informou Malfi a O Progresso.
Neste sábado, 7, tem início a Copa São Paulo Adulta Masculina. A estreia do XI de Agosto/AABT/Tatuí na competição acontece “em casa”, no XI de Agosto, dia 19, uma quinta-feira, às 19h30, diante do Memorial/Fupes/Santos.
A Copa São Paulo dá início à segunda temporada da equipe profissional do município e é utilizada como preparação para a disputa do Paulista da Divisão Especial Série A-1. O time local já está garantido na elite do basquete paulista, por conta da conquista do título invicto do Campeonato de Acesso – 2019.
Para a nova temporada, o XI de Agosto/AABT/Tatuí fechou a contratação de “reforços” ao elenco: Luís Otávio, o Chupeta, com passagens por Sorocaba, Flamengo, Remo e todas as seleções de base do Rio de Janeiro e do Brasil; Radamés, que atuara por São José do Rio Preto, Pinheiros e nas seleções de base paulista e brasileira; e os jogadores Nestor e Heitor.
De acordo com Malfi, o planejamento para a atual temporada é de estruturar a equipe para que ela seja um “espelho” aos cerca de 200 jovens que praticam a modalidade em escolinhas municipais e da AABT.
“Consequentemente, sempre buscaremos a melhor participação nas competições que estivermos disputando”, acrescentou o treinador.
“Sem a assistência da prefeitura e da iniciativa privada, essa oportunidade não seria possível. Ainda necessitamos de apoio de toda a comunidade tatuiana para podermos realizar um trabalho cada vez mais competitivo”, finaliza Malfi.