Com 1.787 votos, Valdeci Antonio de Proença (PTN) comemora o fato de ter sido, nestas eleições, o vereador mais votado na cidade. O parlamentar, cuja profissão é de cabeleireiro, viu o número de eleitores ter crescimento de mais de 88%.
Em 2012, o vereador disputou a primeira eleição e recebeu 949 votos. Durante o mandato, mudou de partido: saiu do PSB (Partido Socialista Brasileiro) e migrou ao PTN (Partido Trabalhista Nacional).
Como foi o mais votado nas eleições, Proença tem a prerrogativa de presidir a Câmara Municipal na sessão solene de abertura da nova legislatura, em 1º de janeiro.
A votação do vereador também fortaleceria, em tese, a candidatura à presidência da Casa, atualmente ocupada por Wladmir Faustino Saporito (PSDB), que não conseguiu se reeleger.
“Pleitear cargo na mesa (diretora), sim; para a presidência, talvez. Acho que isso ainda tem que ser discutido entre os vereadores. Vamos avaliar em conjunto”, afirmou.
No biênio 2013-2014, o vereador ocupou a função de primeiro secretário. Caso volte a compor a direção da Câmara – ou a presidência -, Proença disse que haverá “empenho para fazer com que os projetos tenham mais agilidade, para melhorar a qualidade de vida do cidadão”.
Um dos parlamentares mais críticos ao atual governo passará a figurar, a partir de janeiro, na bancada governista da prefeita eleita Maria José Vieira de Camargo (PSDB). O partido de Proença fez parte da coalizão que apoiou a candidatura da segunda mulher a ser prefeita de Tatuí.
Entretanto, não será a primeira vez que o vereador será da base governista. Em 2012, quando eleito, ele fazia parte da coalizão que levou o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, à Prefeitura.
Proença chegou a votar pelo aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), em 2014, pelos parcelamentos das dívidas com a Proposta Engenharia Ambiental e com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em consonância com as diretrizes do ex-aliado.
A relação entre o vereador e o Executivo “azedou” quando, segundo Proença, não aconteceu o cumprimento de promessas de campanha relativas à região do Jardim 11 de Agosto.
Em relação ao governo que se inicia em janeiro, o vereador garante que não mudará de lado, “desde que a gestão tucana cumpra com os compromissos com a população e coloque em prática projetos de leis de autoria dele”.
“A prefeita vai ter total apoio da minha parte, assim como o Manu teve também. Só que queremos compromisso. Tenho certeza de que ela fará uma boa gestão. Acho que, antes de ser um bom administrador, para governar uma cidade, precisa ter amor à população e ao próximo. Vejo que ela tem amor ao próximo”, declarou.
O vereador reeleito promete dar continuidade à fiscalização do Poder Executivo, principalmente em temas como mobilidade urbana e saúde pública.
Segundo o edil, a votação que permitiu a ele ser reeleito aconteceu de forma homogênea pela cidade, porém, mais intensa nos bairros Jardim 11 de Agosto, Jardim Lucila, Jardim Wanderley, Fundação Manoel Guedes e Inocoop, redutos eleitorais dele.
“Esses bairros são bem servidos com UBSs (unidades básicas de saúde) e escolas. Acredito que o maior problema naquela região é a qualidade da pavimentação das ruas”, frisou.
O trabalho de fiscalização nos bairros permitiu que a base eleitoral crescesse, segundo Proença. Ele afirmou que não ficou surpreso com a reeleição, mas, sim, com o aumento de mais de 88% na votação. “Foi uma surpresa. Achava que ficaria em cerca de 20% de crescimento”, disse.
Proença relembrou que alguns projetos de autoria dele foram aprovados pela Casa de Leis e sancionados pelo prefeito, porém, ainda não colocados em prática.
Entre as proposições, estão o banco virtual de cadeira de rodas, a obrigatoriedade de brinquedos adaptados para crianças deficientes e de carros adaptados para deficientes em autoescolas.
“Infelizmente, não tem nenhum projeto em execução. Chegamos a conversar com a prefeita a respeito dos nossos projetos, nós temos o compromisso dela e ela pode contar comigo na Câmara”, disse.
O vereador do PTN pediu Maria José prioridade na melhoria da qualidade da saúde pública, oferecendo mais especialidades médicas nos postos de saúde e diminuindo as filas de espera por consultas e exames.
“Acho que é saúde e emprego que Tatuí mais precisa. Pretendo trabalhar junto à prefeita para buscar empresas para a nossa cidade. Outra área que precisa de atenção é o recapeamento das vias, e essa sujeira que tem na cidade”, declarou.
O vereador afirmou que o salão onde atende como cabeleireiro é o “gabinete oficial” e que está “sempre à disposição da população para atender e encaminhar as reivindicações”.
“As portas de meu gabinete estão abertas para a população. Eu continuo como cabeleireiro, e costumo dizer que meu gabinete oficial é o salão”, finalizou.