Da reportagem
A prefeitura de Tatuí realizou na tarde de quarta-feira, 2, na Câmara Municipal, audiência pública, em formato híbrido, para abordar a situação e as necessidades do transporte público em Tatuí. O evento foi transmitido pela TV Câmara.
No plenário, estiveram vereadores e secretários municipais, além de moradores dos bairros Jardim São Luiz, vila Dr. Laurindo, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Gramado, São Conrado, Jardim Wanderley, Nova Tatuí, Centro, Congonhal, Jardim Santa Emília e Jardim Manoel de Abreu, que apresentaram demandas.
De acordo com o secretário da Administração e Transportes Públicos, Gustavo Duarte Elias de Almeida, a audiência faz parte da finalização da fase de estudos para a formulação de um novo projeto de concessão para a exploração dos serviços do transporte coletivo no município.
O processo ocorre em virtude do vencimento do contrato da atual administradora do serviço. O transporte municipal é atendido pela empresa Rosa Turismo, que venceu licitação pública com contrato de dez anos, para a exploração do serviço, em agosto de 2011.
O evento foi aberto pelo secretário e conduzido pelo engenheiro Antônio Carlos Marchezetti, responsável pela Marchezetti Consultoria e Participações Eireli, empresa de consultoria contratada pela prefeitura, no ano passado, por meio de processo licitatório, para realizar estudo sobre o transporte público coletivo de passageiros em Tatuí.
Marchezetti apresentou uma síntese do estudo promovido pela empresa, com o diagnóstico de oferta e de demanda do transporte público de passageiros em três períodos, considerando setembro de 2019 (antes da pandemia), setembro de 2020 (durante a pandemia) e igual mês de 2021 (quando a pandemia estava com índices mais baixos).
O relatório apresentado pela empresa mostra que, nos dias úteis do nono mês de 2019, 25 ônibus estavam trabalhando na cidade e no nono mês de 2021, a frota era de 17. Aos sábados, eram 16 coletivos e passaram a ser 11, e no domingo, eram 13 e passaram a 8, em igual comparação.
A redução também foi apontada pela quilometragem percorrida pelos ônibus. Conforme o estudo, em setembro de 2019, os coletivos circularam 114,5 mil quilômetros por mês na cidade; já em setembro de 2020, foram 48 mil quilômetros, representando 42% do percorrido em período normal. Já em setembro de 2021, foram 61 mil quilômetros.
O estudo aponta que, em setembro de 2019, 231.035 pessoas foram transportadas pelos coletivos do município; no nono mês de 2020, foram 79.036 passageiros; e, em setembro de 2021, o número subiu para 119.386.
Ainda com relação aos passageiros transportados, sempre tendo como base o mês de setembro, o levantamento mostra que, em 2019, 139.333 dos usuários eram pagantes (60,3%); em 2020, 56.246 (71,2%); e em 2021, 81.532 (68,3%).
O estudo ainda abordou o resultado da consulta social realizada pela empresa com todas as sugestões dos usuários do transporte, que incluíram, entre outros temas: a necessidade de aumentar as ofertas de viagens; a construção de um terminal urbano; a redução da tarifa; a melhora na divulgação dos horários e da qualidade dos ônibus; e a ampliação dos abrigos cobertos.
Após o diagnóstico e a análise da consulta social, o representante da empresa apresentou as alternativas sugeridas, por meio do diagnóstico, para modernizar e melhorar o atendimento dos serviços.
O secretário explicou que o processo de contratação para a exploração do serviço de transporte público é realizado em fases e exige diversos procedimentos técnicos para garantir o melhor serviço à população.
Na primeira, a prefeitura abriu licitação para contratar a consultoria especializada para o diagnóstico e auxiliar a administração na abertura do processo de licitação da empresa que deverá explorar o transporte público.
“Esta primeira fase está sendo finalizada com a audiência pública. Lá, nós colhemos as demandas da população e a empresa deve entregar o último relatório nos próximos 15 dias; depois disso, vamos para a segunda fase, que é a abertura da licitação”, detalhou o secretário.
A empresa de consultoria apresentou o estudo, as recomendações preliminares na audiência e analisara a contribuição recebida durante o evento para, a partir disso, formatar o processo licitatório que será enviado à Câmara para os procedimentos legais necessários.
“É como ir ao médico: fazemos todos os exames, vemos como está o paciente, propomos as soluções e escutamos as queixas dos pacientes, neste caso, os usuários. Depois, traduzimos tudo isso em números, escutamos o que as pessoas falam e conciliamos as duas coisas em um projeto como o município e a população desejam”, explicou Marchezetti.
Conforme Almeida, a prefeitura prevê publicar o edital da licitação da exploração do serviço no final de março ou começo de abril. A intenção é finalizar todo o processo e assinar contrato com a empresa vencedora no segundo semestre deste ano.
“Daqui para a frente, é uma viagem, e nós vamos chegar ao final quando tivermos a empresa vencedora da licitação em certame nacional. Aí, a empresa terá um tempo previsto em edital para entrar em operação, considerando as exigências que estarão no edital”, completou o engenheiro.
Segundo o secretário, a intenção da prefeitura é “formatar e propor um serviço de transporte público que atenda aos anseios da população, e todas essas exigências serão incluídas em contrato”.
Acessibilidade para pessoas com deficiência, veículos novos e com acesso à internet Wi-Fi, aplicativo para o passageiro acompanhar as linhas de ônibus e telefone de serviço voltado ao usuário são algumas das exigências indicadas pela população que já constam no novo contrato que está sendo elaborado, conforme adiantado pelo secretário.