Ator e diretor Mat Kaytan recebe 3 premiações do Proac Expresso Lab

134
O ator e diretor Mat Kaytan (foto: divulgação)
Da reportagem

O artista tatuiano Mat Kaytan recebeu três prêmios pelos editais do Proac Expresso Lab (Programa de Ação Cultural Expresso Lei Aldir Blanc), do governo federal, nas categorias“histórico” em teatro, dança e festival.

Kaytan se inscreveu em quatro categorias e foi habilitado em três, recebendo recursos para a realização de dois documentários cênicos com a Companhia de Performances ST DNC e para a quinta edição do Festival #MOVIMENTA.

Pela premiação na categoria histórico em dança, ele promoverá o “Espetáculo ENTRE(laços)”. O documentário, que aborda doenças mentais, foi estreado pela companhia em 2019 e recebeu sete prêmios no “V Festival Cena Teatral Taperá”, realizado pela STCA Produção, na cidade de Salto (SP).

“Entraremos em circulação por algumas cidades da região, pela necessidade de levar ao maior número de pessoas um espetáculo que aborda questões sobre doenças mentais, um tema tão atual e que precisa de visibilidade”, declarou o autor.

Pela premiação na categoria histórico em teatro, a companhia pretende criar o “Espetáculo Spectrum”, voltado a crianças e adolescentes diagnosticadas com espectro do autismo, transtornos mentais, doenças físicas e crônicas.

De acordo com o diretor, as apresentações serão realizadas em Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e ONGs (organizações não governamentais) de Tatuí e cidades da região.

“O objetivo é atingir as crianças e adolescentes e desenvolver um projeto super especial para eles, os quais dificilmente recebem um espetáculo de teatro desenvolvido diretamente para eles”, informou Kaytan.

Já o terceiro prêmio, na categoria histórico em festival, visa à realização da quinta edição do Festival de Movimentos Urbanos de Tatuí – adiada em 2020 devido àCovid-19.O evento deverá ser realizado ainda no primeiro semestre, para não interferir na sexta edição, prevista para agosto.

Carreira

Kaytan iniciou a carreira, em 2015, como professor voluntário de dança e teatro no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, onde atuou por cinco anos.

Em 2016, idealizou e tornou-se produtor cultural do #MOVIMENTA – Festival de Movimentos Urbanos de Tatuí, mostra de dança de caráter não competitiva que, desde então, tornou-se evento oficial do calendário de festividades do aniversário de Tatuí, movimentando cerca de mil pessoas, entre público, dançarinos e equipe técnica.

Em 2018,recebeu o prêmio Ponto de Cultura, do governo estadual, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa,tornando a Companhia de Performances ST DNC reconhecida no estado de São Paulo.

No início de 2019, profissionalizou-se, obtendo o registro como ator, figurinista e maquiador de espetáculos, pelo Sated-SP (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do estado de São Paulo).

No final do mesmo ano, formou-se nos cursos de artes cênicas – aperfeiçoamento em performance e direção teatral – no setor de artes cênicas do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí.

Em 2020, durante a pandemia do novo coronavírus, Kaytan se profissionalizou pelo Sated como diretor teatral e pelo Sinddança (Sindicato de Dança de São Paulo), como coreógrafo e dançarino.

Agora, o diretor da ST DNC promete realizar as contrapartidas exigidas pelo programa federal e aplicar os recursos no futuro artístico pessoal e dos intérpretes que estiveram ao lado dele “nos momentos difíceis, tendo de investir o pouco dinheiro que tinham para poder fazer arte sem fins lucrativos à comunidade”.

“A minha melhor lembrança vai ser a dos aprendizados quando pedia moedas no semáforo, e ouvia comentários do tipo: ‘Vai procurar trabalho’, ‘Vai carpir lote’, ‘Não tem vergonha de ficar pedindo esmola?’”, assegura o diretor.

Acrescentando: “Todos estes comentários nunca me diminuíram, pois sempre acreditei no meu trabalho, e hoje fui recompensado. Todo mérito foi reconhecido pelo governo e, agora, sou a prova de que um dia posso dormir chorando e, no dia seguinte, acordar sorrindo”, declarou o diretor.

Para finalizar, ele deixa uma mensagem para crianças e adolescentes que sonham em ser artistas: “Estudem e tornem os seus sonhos objetivos, façam de tudo para encaixá-los no cotidiano e não desistam”.

“Não é fácil e, se ninguém acreditar em vocês, saiba que a própria fé é mais que o suficiente. Vocês vão encontrar obstáculos pelo caminho, mas nenhum deles será mais inteligente que você”, conclui Kaytan.