Atletas locais marcam presença na edição de nº 90 da São Silvestre





A 90ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre contou com participação de atletas de Tatuí. Resultados divulgados pela organização apontam para, ao menos, a participação de corredores representantes de quatro equipes.

No dia 31 de dezembro, eles estiveram em São Paulo pela Zaith, Carburauto Tatuí, Pé Vermeio e Tocata Tatuí. Pela primeira, competiu Rubens da Silva Avila, 42, que terminou o percurso de 15 quilômetros em 1h49min31s.

Da Carburauto, a melhor colocação ficou com Maria de Lourdes Fatima Bastos Delaroli, 57 anos, com o tempo de 2h25min02s, na 4.714a posição. Um pouco mais atrás, pela Pé Vermeio, cruzou a linha de chegada o atleta Adelson Pereira de Andrade, de 34 anos. Ele finalizou a prova em 1h36min09s.

Rogério Hessel, 35, e Daniel Paes, de 32, defenderam a Tocata Tatuí. O primeiro terminou a disputa com tempo de 2h27min42s; o segundo, em 2h27min42s.

A São Silvestre teve saída e chegada pela Avenida Paulista. O percurso de 15 quilômetros incluiu passagens pela rua Major Natanael, Desembargador Paulo Passalaqua, Avenida Pacaembu, avenida Auro Soares de Moura Andrade, viaduto Orlando Murgel, avenida Rio Branco, avenida São João e Largo do Arouche.

De lá, os atletas ainda tiveram de percorrer o restante da competição, passando pela Praça da República, pelo Largo do Paissandu, Ladeira Esplanada, viaduto do Chá, Largo São Francisco e avenida Brigadeiro Luis Antônio.

A história da competição está ligada a de Cásper Líbero. O jornalista trouxe o projeto para o Brasil no ano de 1924. Líbero inspirou-se numa corrida noturna francesa na qual os competidores carregavam tochas de fogo durante o percurso.

Ele havia assistido a competição naquele ano e, à meia-noite de 31 de dezembro de 1924, realizou-se a primeira edição da São Silvestre, que homenageia o santo do dia.

Até a 20ª edição, a competição contava somente com brasileiros. Em 1945, ela assumiu caráter internacional com participação de atletas convidados do Chile e Uruguai. Depois, vieram os atletas norte-americanos, europeus, africanos e asiáticos.