O tatuiano Leonardo Barbosa, de 27 anos, tem uma rotina bem definida. Ele começa as atividades às 5h, quando sai para fazer uma caminhada. Depois, volta para a casa, onde prepara as próprias refeições. A alimentação dele precisa ser especial para permitir ganho de massa muscular e resultados como o alcançado na segunda quinzena de dezembro de 2017.
No dia 17 daquele mês, Barbosa obteve o primeiro grande retorno do programa que estabeleceu para a vida. Ele sagrou-se campeão da 20a Copa Jandira de Musculação. O evento aconteceu no Teatro Municipal “Luiz Gonzaga”.
O tatuiano dá aulas em um estúdio de musculação, onde também fez a preparação para a competição. Ele competiu na categoria Body Classic 3, desbancando outros dez adversários, de várias partes do Estado de São Paulo.
Leonardo conquistou o título na categoria voltada a atletas com até 1,75 metro de altura. A Body Classic é dividida em cinco grupos. O tatuiano competiu no terceiro, apresentando uma série de poses, entre as obrigatórias e compulsórias.
“Essas poses servem para que os atletas mostrem o desenvolvimento dos diversos grupos musculares. Assim, os juízes podem fazer a avaliação”, explicou.
Leonardo treina para competições há quatro anos, mas começou na musculação há oito. Ele visa à participação em competições em todo o país, tendo estreado no ano retrasado em Osasco. Na ocasião, ele terminou entre os dez primeiros colocados.
O atleta disse que o resultado serviu de motivação para que ele pudesse melhorar o desempenho e obtivesse uma vitória. Com o resultado em Jandira, Leonardo obteve classificação para o Paulista de Musculação, previsto para março.
Até lá, ele continua a rotina de trabalhos em estúdio próprio. “É um espaço diferente de uma academia. Ele é voltado para atividades personalizadas”, contou.