Atleta local fatura o ‘Paulista de Karatê’ e fará luta em junho

256





Divulgação

Carateca exibe medalhas que recebeu nas finais em Louveira

 

No segundo final de semana deste mês, Pablo Ferreira obteve três conquistas durante as finais do “Campeonato Paulista de Karatê”. As duas primeiras são as medalhas que ele faturou nos dias 10 e 11, em Louveira. A terceira é a classificação para o “Campeonato Brasileiro Zonal”, da modalidade.

Ferreira competiu pela “Capital da Música”, representando a Academia “JK” e a Associação Atlética XI de Agosto. Sob supervisão do sensei Eduardo Vieira, ele disputou o torneio na categoria adulta, faixa verde, tendo finalizado em primeiro lugar em luta e em terceiro lugar, na modalidade kata.

O carateca recebe apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e está classificado para o “Brasileiro Zonal”. Este evento acontecerá entre os dias 7 e 8 do mês que vem, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

A competição é realizada pela FPK (Federação Paulista de Karatê), sendo considerada um dos marcos da “recuperação da modalidade” – no sentido da projeção. De acordo com a entidade, as finais retrataram “a nova fase” do caratê em São Paulo. Elas contaram com 1.500 atletas, de 23 cidades do Estado.

Os caratecas representaram 135 instituições, número que “surpreendeu” a federação. Em nota, a FPK destacou que o evento é exemplo de “caminho que será traçado nos próximos anos” e que ele contribuiu para “o retorno da credibilidade, a confiança na organização, principalmente, a proximidade dos filiados”.

A participação do público também ganhou destaque. Segundo a FPK, passaram pelas arquibancadas do Centro Educacional de Louveira “quase 3.000 pessoas”.

Em material publicado, a entidade destacou, ainda, a quantidade de atletas da categoria feminina. A organização estimou que 400 mulheres estiveram na competição, dado apontado como “uma crescente” em relação aos anos anteriores.