Atitudes Positivas para Preservar o Meio Ambiente!





O tema meio ambiente sempre foi uma grande preocupação das autoridades e ambientalistas. Alguns trabalham, efetivamente, para proteger os mananciais, preocupados com a preservação para oferecer uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras. Outros fingem trabalhar ocultados pelos próprios interesses.

Atitudes Positivas para Preservar o Meio Ambiente!

Em revista de grande circulação em nosso país, foram enumeradas diversas ideias que podemos colocar em prática visando à melhoria do planeta em que vivemos.

Primeira: Informe-se. Acompanhe as notícias sobre meio ambiente. Atualize-se. Estude a fundo os aspectos que mais lhe interessam.

Segunda: Aja localmente. Pense a respeito de como colaborar na família, na vizinhança, na escola dos filhos e na comunidade. Participe mais de tudo e difunda suas ideias sobre um mundo melhor.

Terceira: Pense localmente. Estabeleça vínculos entre temas locais e globais. Apesar de magnitudes diferentes, os dois universos se correlacionam.

Quarta: Some. Antes de pensar em formar uma Organização Não Governamental, procure uma parecida na qual você possa se engajar.

Quinta: Otimismo é fundamental. Envolva-se de maneira criativa e divertida. Se quiser atrair outras pessoas, pense em discursos e eventos positivos.

Sexta: Seja efetivo. Envolva-se, torne-se ativo, mas não duplique suas obrigações. Trabalhe para ampliar sua efetividade.

Sétima: Crie notícia. Identifique temas que possam interessar a muitas pessoas. Então escreva para jornais, revistas, redes de rádio e Televisão.

Oitava: Não polua. Não jogue pilhas e baterias de celular no lixo comum. Mantenha bacias hidrográficas, rios, lagoas e represas livres de lixo ou de qualquer tipo de resíduo.

Lembre-se: O cano que sai da sua casa provavelmente deságua num rio, numa lagoa ou no mar.

Nona: Preserve a biodiversidade. Espécies animais e vegetais merecem respeito. Plante árvores: elas produzem oxigênio e são abrigos para aves.

Décima: Seja coerente. Economize água e energia. Prefira equipamentos que não prejudiquem a camada de ozônio. Reutilize materiais. Recicle o lixo caseiro. Dentro do possível, use menos o carro. Ande mais a pé.

Décima primeira: Passe sua vida a limpo. Reveja seu estilo de vida. Pense em um padrão condizente com o mundo sustentável.

Décima segunda: Separe o joio. Nunca na História tivemos acesso a tanta informação e também a tantas opiniões diferentes. Use o bom senso e faça a coisa certa.

Décima terceira: Ensine as crianças. Preparar as novas gerações à luz de princípios ecológicos é a garantia de um mundo mais preservado.

Décima quarta: Acredite no futuro. Estimule ideias inovadoras, participe de projetos que você considera que valem a pena, renove sua crença de que tudo vai dar certo.

Embora esse tipo de mudança pareça difícil, por conta da elevada relação de consumo estabelecida nos centros urbanos, algumas atitudes simples podem contribuir bastante para um melhor uso dos recursos naturais oferecidos pelo planeta.

Quanto mais pessoas acreditarem na paz, mais ela será possível. O mundo em que vivemos é resultado do acúmulo de ações de cada um.

Mudar alguns hábitos é de extrema importância para que os impactos provocados ao meio ambiente sejam minimizados.

Faça sua parte com pequenas atitudes, que somadas, se transformam num bem enorme para a humanidade. Garantir a preservação do meio ambiente para as futuras gerações é uma atitude sensata para quem crê num mundo melhor.