AST define data para iniciar curso e amplia ensino para ‘Capela’





A AST (Associação dos Surdos de Tatuí) definiu, nesta semana, a data para início de curso próprio. Também informou, por meio de nota, a ampliação da capacitação para a cidade de Capela do Alto. O curso “Tilibras” (Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais) será levado para a cidade vizinha por meio de parceria.

De acordo com Leonides Bertolaccini, professora de Libras (língua brasileira de sinais), as turmas em Tatuí começarão as atividades no dia 1º de fevereiro. As aulas terão duração de oito meses, com término em 25 de outubro, totalizando 180 horas.

Na cidade, o curso será ministrado em todas as quartas-feiras. Como nas edições anteriores, as aulas acontecem na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “José Tomas Borges”, no bairro Santa Cruz, das 19h às 21h.

Serão disponibilizadas 25 vagas para ouvintes. Para frequentar o curso, é preciso pagar mensalidade de R$ 120. Deficientes auditivos recebem bolsa e fazem os estudos gratuitamente, desde que acompanhados de um familiar nas aulas.

O período de cadastro dos interessados no aprendizado da linguagem de sinais teve início no dia 21 de novembro. Ele se estende até 28 de janeiro, um sábado, mesmo dia da realização do curso a ser realizado em Capela do Alto.

No município vizinho, a turma frequentará as aulas das 9h às 11h, no Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “José Augusto Crepaldi”.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail tilibras@hotmail.com, ou por telefone. Em Tatuí, o número para contato é o 99850-5050; em Capela, 99727-0101.