Ariston França defende cinturão tailandês

Luta acontece no dia 17, na cidade de Piracicaba, tendo como adversário Zion Silva

Ariston França exibe cinturão conquistado na Tailândia (Foto: Divulgação)
Da reportagem

O lutador de Tatuí Ariston França defende no próximo dia 17, sábado, na cidade de Piracicaba, o cinturão tailandês de muay thai conquistado por ele no ano de 2022.

O objeto, confeccionado pelo mestre Pairojnoi, na Tailândia, segundo ele, é “muito desejado” pelos atletas, por ser o único entregue para atletas da categoria 67 quilos. A posse foi garantida em um nocaute contra o atleta Luiz Henrique Favoreto.

Agora, ele tenta defender o título contra Zion Silva, atleta da academia Steel Team, de São Paulo. Ele contou ser a primeira vez que enfrentará o oponente e avalia o confronto como uma “grande luta”.

“O Zion é um adversário experiente, e tenho certeza de que faremos um grande espetáculo”, reforçou. O atleta contou que, além da disputa pelo cinturão, os alunos da academia que leva o nome dele também lutarão nesse mesmo dia.

“Gostaria de convidar a todos para torcerem por mim e pelos atletas da Ariston França Team, para que possamos trazer mais essas vitórias para nossa querida Tatuí”, conclamou.

França informou aos interessados em acompanhar a luta ao vivo que ele fretará um ônibus no dia da competição. Os ingressos estão sendo vendidos a custo de R$ 50, no CT Ariston França, localizado na rua Jerônimo Antônio Fiuza, 42, no centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 99629-0380.

Carreira

O atleta contou ter iniciado a carreira aos 16 anos, quando decidiu ser lutador de MMA. Para ir em busca desse sonho, começou a viajar, segundo ele, para adquirir cada vez mais conhecimento e treinamentos específicos para que pudesse competir pela modalidade.

A estreia, entretanto, aconteceu em 2010, no “Bolivian Top Fighters”, em Cochabamba, na Bolívia. E, de lá para cá, foram títulos conquistados, entre eles: campeão brasileiro de sambo, campeão pelo paulista de kickboxing e paulista de muay thai.

Ainda, foi campeão em lutas pelo MMA no Brasil, Bolívia, Egito, Estados Unidos e Lituânia. Atualmente, ele atua pela modalidade muay thai.

Sobre a vida de atleta, França reconhece não ser fácil. No entanto, disse dedicar-se ao máximo nos treinos para, nos confrontos, poder se dedicar ao objetivo pelo qual coloca o aprendizado na prática.

“Às vezes, dá certo; outras, não. Mas, quem vive nessa atmosfera sabe que, independentemente do resultado da luta, estar ali em combate é uma experiência única”, ressaltou.

A paixão pelo esporte fez dele um incentivador de novos atletas. Em razão disso, montou em Tatuí um centro de treinamento, o qual avalia ser um dos mais completos da cidade e região.

“Lá, temos área para treinamento técnico, ringue e octógono para simular os combates e, também, área para preparação física. Tudo para tornar a experiência de treinamento o mais profissional possível, até mesmo para pessoas que praticam apenas por hobbie. Isso faz com que os alunos se desenvolvam cada vez mais”, esclareceu.