Apodet inaugura sala de tecnologia inclusiva e alfabetização em Braille

Associação oferecerá aulas voltadas para deficientes visuais e auditivos

Coordenador da Apodet, Vade Manoel Ferreira, apresenta nova sala (foto: Divulgação Apodet)
Da reportagem

Após passar por período de reformas, a Apodet (Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí) inaugurou na tarde de quarta-feira, 16, a nova sala de tecnologia inclusiva e alfabetização em Braille.

Na cerimônia de inauguração, que contou com a presença de autoridades, assistidos e voluntários, a associação ainda anunciou o oferecimento de novos cursos, voltados a deficientes visuais e auditivos.

De acordo com o coordenador da Apodet, Vade Manoel Ferreira, a nova sala tem como objetivo principal a inclusão das pessoas com deficiência no mundo digital e a profissionalização desse público.

A sala disponibiliza computadores com sistema Windows e programas específicos para o desenvolvimento de atividades com deficientes visuais, além de lupas eletrônicas, scanner de voz e impressora.

Com o equipamento, a Apodet passa a oferecer três novos cursos totalmente gratuitos. O primeiro é o de informática para deficiente visual, ministrado por um educador social. Nas aulas, será ensinado todo o processo de utilização do computador, incluindo o acesso ao dispositivo como ferramenta de trabalho, estudo e pesquisa.

Também lá, as pessoas com deficiência visual farão o curso de alfabetização em Braille. Elas vão apreender a ler e a escrever pelo método, que hoje é padrão no mundo, sendo utilizado por pessoas cegas e com baixa visão.

Já o terceiro novo curso é o de Libras (linguagem brasileira de sinais), voltado ao público com deficiência auditiva. Nele, os alunos poderão ser introduzidos a esse novo idioma e aprender o que pode ser considerado como base para o aprendizado de Libras.

“Além dos novos cursos, vamos disponibilizar a sala de tecnologia inclusiva como apoio para os associados que pretendem realizar cursos online e faculdades à distância, mas que não tenham equipamento na casa”, afirmou o coordenador.

Ferreira destaca que, além das aulas de tecnologia, Braille e Libras, a Apodet oferece oficinas de psicologia multifocal, psicanálise, psicologia, a equipe de atletismo e, a cada 15 dias, o grupo de apoio à prevenção e posvenção do suicídio.

Os cursos são oferecidos de forma gratuita a associados e pessoas com deficiência. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do telefone (15) 99803-4334 ou 99160-4495.

Para ser associada, a pessoa com deficiência deve entrar em contato com a Apodet. Na entidade, será atendida por uma assistente social voluntária, que fará a ficha cadastral. Todos os serviços ofertados na associação são totalmente gratuitos para este público.