Juliana Jardim
Entre os dias 18 e 29 deste mês, a Apae Tatuí promove a exposição Expressões em Mosaico, como forma de conscientização ao “Setembro Verde”, mês oficial à inclusão da pessoa com deficiência.
Nesse período, a entidade assistencial promove palestras alusivas ao tema, voltadas aos alunos de escolas do município.
Durante o projeto, os visitantes também podem presenciar um trabalho feito por meio de mosaicos desenvolvidos pelos assistidos da Apae, com a orientação do artista plástico Leonardo Souza, e que está em exposição no local desde o início deste ano.
Nesta terça-feira, 26, a entidade recebe os alunos do quarto ano da escola municipal Profª “Maria Conceição Oliveira Marcondes”, e do colégio Adventista, para uma palestra com o coordenador da Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (Apodet), Vade Manoel.
Na palestra, Manoel abordará como tema a inclusão de pessoas com deficiência, além de contar a história e a rotina dele após o acidente que o vitimou com a perda dos braços.
Na quarta-feira, 27, será a vez de receber os alunos do quarto ano das escolas: Profº Ary de Almeida Sinisgalli e Profª Lígia Vieira de Camargo Del Fiol, em uma palestra que abordará o tema “Capacitismo”, ministrada pela assistente social da Apae, Lucilene Pedrina.
De acordo com a professora da Apae, Ive Mariana Camargo Sad, o evento é voltado apenas às escolas do munícipio, em razão de o projeto ser uma integração que a entidade desenvolve junto às unidades escolares. “É um projeto que a Apae tem, e que agora está sendo executado com as escolas, desenvolvendo a conscientização, e mostrando os trabalhos que são desenvolvidos pela Apae”, explicou.
Na quinta-feira, os alunos da Apae estarão presentes na festa “Amor Criança Especial”, na cidade de Piracicaba, onde estarão presentes: a Pavorô, artista do canal SBT; o cantor Daniel; e o grupo Falamansa.
O projeto encerra-se na sexta-feira, 29, com uma reunião e “acolhimento” aos pais dos assistidos pela entidade.