Por meio do projeto “Revitaliza”, um grupo de alunos de mecânica da Etec “Sales Gomes” decidiu se juntar para reformar as salas da escola. No próximo final de semana, 28 e 29, mais de 60 voluntários estarão trabalhando na unidade.
A revitalização envolve desde a pintura até a parte elétrica, incluindo reforma de cadeiras, portas e lousas em três salas usadas pelos alunos do curso (multimídia, sala de aula e oficina mecânica).
De acordo com o aluno Arcanjo Emanuel de Souza Fernandes, o projeto surgiu no início no ano letivo, com a necessidade de uma intervenção para melhorar a estrutura da unidade escolar, principalmente das salas usadas pelos alunos da classe de mecânica I do turno da noite.
Fernandes é um dos idealizadores da reforma e assumiu o compromisso de coordenador, dando os passos iniciais ao projeto, que, posteriormente, foi planejado em detalhes com o apoio dos próprios estudantes.
“Quando as aulas começaram, nós notamos que a estrutura das duas salas que usamos estava bastante precária, então, decidimos nos unir e fazer alguma coisa”, contou.
Conforme ele após conversar com professores e diretores da unidade e saber um pouco mais da realidade, os alunos se sensibilizaram com a falta de recursos e decidiram prestar serviços como voluntários.
“A intenção é aproveitar o período das férias do ano letivo para a revitalização. Vamos doar um pouco do nosso tempo, que seria de descanso, para trabalhar por esta causa e voltar às aulas no espaço renovado”, reforçou.
Fernandes explicou que, inicialmente, o grupo era constituído por alunos da sala de mecânica I, e envolvia cerca de 50 alunos. No decorrer do projeto, contudo, outros estudantes foram se voluntariando para ajudar.
Quatro alunos da classe de mecânica II, inclusive, vão aproveitar o trabalho social para a finalização do TCC (trabalho de conclusão de curso). “O TCC deles também é voltado a fazer algumas estruturas da escola e aí vamos unir o útil ao agradável”, comentou.
Depois de idealizado, o projeto ganhou cronograma e planejamento com todos os materiais e serviços necessários, que foram entregues à escola de forma escrita, antes de ser marcada a data das reformas efetivas.
O processo envolveu e mobilizou todos os participantes em busca de patrocínio. “Saímos pedindo e, assim, conseguimos material e todos os subsídios para fazer o projeto sair do papel”, acrescentou.
A sala de multimídia receberá pintura no barramento e reforma de cadeiras. Na oficina mecânica, serão realizadas pinturas de faixas e paredes, reforma de porta, troca de canaletas dos fios elétricos e substituição de lousa.
“A importância deste projeto, em primeiro lugar, é despertar nos alunos este lado cívico, de ajudar ao próximo e a sociedade. É mostrar que todos nós podemos contribuir para melhorar e transformar o meio em que vivemos”, concluiu Fernandes.