Alunos de três escolas serão diplomados pela PM nesta segunda





A Polícia Militar fará, nesta segunda-feira, 5, diplomação de estudantes de três escolas municipais. Os alunos, meninos e meninas com idades entre 10 e 12 anos, concluíram curso do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Eles fazem parte da segunda turma formada neste ano pela corporação.

O evento terá início às 10h, e será realizado na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Eunice Pereira de Camargo”, no Jardins de Tatuí. Ele deve contar com a participação do coordenador do programa no município, cabo Marcelo Maciel, e do comandante da 2ª Companhia, capitão Kleber Vieira Pinto.

Familiares e amigos dos estudantes e a secretária municipal da Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, também são esperados para a solenidade.

As autoridades entregarão as certificações a estudantes das Emefs “José Tomás Borges”, “Teresinha Vieira de Camargo Barros” e “Maria Eli da Silva Camargo”. “No total, 13 salas participaram das atividades”, informou o instrutor Maciel.

Os alunos cursam o 5º ano nas instituições e, durante um período de três meses, recebem orientações de combate ao uso de entorpecentes. “Nós trabalhamos com eles a questão da prevenção, o dizer não à violência”, contou.

As instruções são “padronizadas” e estão previstas em cartilha elaborada especialmente para o programa. O material é distribuído por todo o país. “As cartilhas trazem todos os assuntos a serem trabalhados no dia a dia com os estudantes. Cada aula é uma lição diferente”, explicou o instrutor.

O foco do programa é conscientizar crianças e jovens sobre os malefícios do consumo de drogas e discutir sobre os problemas da dependência. “Queremos que elas digam ‘não’. Esse é o nosso objetivo, que meninos e meninas não entrem nesse mundo, que, infelizmente, está crescendo cada vez mais”, apontou.

Para isso, os instrutores convidam os alunos a realizar atividades diversificadas. Elas acontecem nas salas de aula e contemplam exercícios e brincadeiras. Também estão incluídas exibições de filmes que os incentivem a “dizer não”.

Em Tatuí, o trabalho é desenvolvido, atualmente, por Maciel. Ele é um dos sete instrutores do Proerd na área do 22º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Itapetininga.

Cada instrutor trabalha em uma determinada região. Até o ano passado, Maciel atuava somente na cidade de Capela do Alto, onde trabalha. Desde então, o instrutor tatuiano conduz o projeto nos dois municípios.

“É um prazer realizar esse trabalho. Faço porque gosto e porque é muito importante. Fico muito feliz quando, no meu caso, encontro um ex-aluno trabalhando, com uma profissão, casado e livre do mundo das drogas”, declarou.

Há dez anos atuando como instrutor do programa, Maciel assumiu a coordenação no município a convite do comandante da 2ª companhia e em função da aposentadoria do então responsável, o cabo Valdemir Ledo Bonfim.