Da redação
O músico Jairo Jair, aluno do curso de saxofone MPB/jazz do Conservatório de Tatuí, alcançou, nesta semana, o primeiro lugar em uma das categorias do “6º Concurso Nacional de Saxofón – 9º Festival Internacional Perusax-2020”, realizado virtualmente.
O estudante venceu a disputa na categoria “popular”, tendo como jurados Aldo Dedios e Claudia Medina, ambos do Peru, Bruno Muñoz, do Paraguai, e Patrícia Lopez, do Uruguai.
Segundo Jair, além do concurso, o festival ofereceu 30 dias de aulas, master classes e palestras com saxofonistas consagrados de vários países.
Conforme o departamento de comunicação do CDMCC, Jair é peruano e iniciou os estudos de saxofone aos 11 anos, na escola “José Andrés Rázuri”, com o professor Juvenal Javier Ventura.
Em 2017, ele ingressou no Conservatório “Carlos Valderrama”, trabalhou na associação cultural Arpegio Peru, onde lecionou e integrou a banda e a orquestra sinfônica locais.
No ano seguinte, Jair atuou na empresa musical Waychukos del Perú, grupo que divulga o gênero musical “huayno”, um dos principais da cultura peruana.
Ainda de acordo com o departamento de comunicação, o músico foi aprovado no CDMCC no ano passado. Atualmente, Jair cursa o nível intermediário de saxofone MPB/jazz, na classe do professor Celso Veagnoli.
“Sinto-me muito feliz por esta conquista em minha carreira musical e, ao mesmo tempo, é mais um passo na minha formação musical. Estou em uma fase ótima da minha vida”, declarou o vencedor do concurso.
“Ano passado, realizei meu primeiro sonho, depois de seis anos de desejo, que foi estudar no Conservatório de Tatuí, e estudar com grandes mestres. Quero agradecer a todas as pessoas que contribuíram e contribuem com meu caminho. Muito obrigado, e viva a música!”, comemorou Jair.
O vídeo vencedor da categoria popular do concurso internacional, produzido por Jair, está disponível no endereço eletrônico: https://youtu.be/AJcMa6NkDcw .