Aluno de piano popular faz recital de formatura no Salão Villa-Lobos

269





Arquivo pessoal

Aluno recebe convidados especiais em recital com entrada franca

 

Aluno do curso da área de MPB&Jazz do Conservatório de Tatuí, Tiago Giovani de Oliveira realiza recital de piano gratuito na noite da próxima segunda-feira, 20. A apresentação de formatura acontece no Salão Villa-Lobos, sob orientação de Beto Corrêa e coordenação de Érica Masson.

No recital dedicado à memória de Pedro Gregório de Oliveira, Gertrudes Diniz e Fausto Pará, o estudante receberá como convidados especiais Bocato (trombone), Ricard Ferrarini (saxofone e flauta), Reynaldo Izeppi (trompete) e Dô Carvalho (sax barítono).

Ao lado de Fulvio Moraes (bateria), Felipe Brisola (baixo) e Fábio Gouvêa (guitarra), ele executará obras de diversos compositores e bandas. Dentre os quais, destacam-se as do saxofonista Chris Potter (“Train”), do jazzista Robert Glasper (“Big Girl Body”) e a de Tom Jobim e Chico Buarque (“Lígia”). O programa conta, ainda, com composições das bandas Snarky Puppy (“Lingus”), Soulive (“El Ron”) e do trombonista Bocato (“Living Jaçanã”), entre várias outras.

Tiago Giovani de Oliveira iniciou na música aos três anos de idade, passando a ter aulas particulares de teclado aos seis. Fez diversos cursos e aulas particulares até seus 12 anos quando ingressou no estudo de piano.

Submeteu-se, com a mesma idade, à prova na qual conseguiu bolsa no curso técnico oferecido pelo Conservatório “Souza Lima” – mesmo sem idade mínima para frequentar. Teve aulas com diversos professores. Entre eles, Guilherme Ribeiro, Jether Garotti, Fabio Torres, Beto Correa, André Marques, Jovino Santos Neto, Írio Jr, Yaniel Mattos e Jean Michel Pilc.

Frequentou masterclasses de técnica pianística com Regis Gomide, improvisos com Vinicius Dorin, ritmos brasileiros com o baterista Nenê, entre vários outros. Estudou ritmos brasileiros com André Marques e Sergio Frigério; percepção e arranjo com Hudson Nogueira; maracatu com Cleber Almeida; história da música com Paulo Signori; harmonia com Liliana Bolos e Érica Masson.

Foi aluno bolsista do Painel Instrumental em Tatuí de 2011 a 2014 e pianista da Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí, sob coordenação de Érica Masson. Ao longo de sua carreira tocou com diversos grupos de diversos estilos. Desde 2009 integra o grupo “Mariamadame” com o qual acaba de lançar um DVD com produção do músico Bocato, com quem também aprendeu muito sobre arranjo e composição.

Atualmente, começa a trabalhar como arranjador e produtor musical e dá continuidade à pesquisa de timbres do “groove” até a música moderna e sonoridades dentro do jazz/groove. Também pesquisa sobre piano solo.